segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Imprensa Livre

IMPRENSA LIVRE
ONG critica censura imposta a jornal de SPA organização Repórteres sem Fronteiras, que age em defesa da liberdade de imprensa em 120 países, condenou ontem a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que censurou o jornal O Estado de S. Paulo.

O magistrado proibiu que o jornal veicule informações relativas à Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investiga irregularidades no Maranhão e tem como um de seus indiciados o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

De acordo com a Repórteres Sem Fronteiras, a empresa jornalística foi “forçada ao silêncio após ter divulgado informações envolvendo autoridades públicas”.

O advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira, procurador de O Estado de S.Paulo, entrou na quarta-feira com exceção de suspeição de Vieira. Ex-consultor jurídico do Senado, o desembargador é do convívio social da família Sarney e do ex-diretor-geral Agaciel Maia. Ele aparece junto a Sarney durante o casamento de Mayanna Maia, filha de Agaciel, da qual Sarney foi padrinho.

“O fato de um familiar de um político eleito conseguir que seu nome não seja citado impede a imprensa de o mencionar como personalidade pública. Se trata de um abuso de poder”, afirma a nota da organização internacional.



Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim