quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Patrulhamento Rural

Brigada Militar intensifica treinamento de patrulhas rurais
12/08/2009 16:34


A Brigada Militar trabalha na intensificação do treinamento de servidores em cursos de patrulhamento rural. A iniciativa vem ao encontro de diretriz do secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, e objetiva qualificar os servidores para atuação em áreas rurais e no enfrentamento aos crimes que fogem a rotina do policiamento ostensivo em áreas urbanas.

De acordo com o Comando Geral da BM, até o momento 150 policiais militares dos mais diferentes comandos e batalhões da corporação participaram das seis edições do curso de Patrulha Rural. A sétima edição, com a participação de 25 servidores, iniciou-se nessa segunda-feira e segue até esta quinta-feira (13), em Jaguarão. Policiais do Uruguai, bem como de outros órgãos envolvidos com segurança pública no Estado, também já obtiveram o treinamento.

Coordenados pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar os cursos são executados pelos Comandos Regionais da Fronteira Oeste e Sul, alternadamente, pois são duas regiões que se baseiam na economia agropecuária, possuindo uma considerável população na zona rural e onde há maior incidência no registro de furto e roubo de gado, assaltos a estabelecimentos rurais, homicídios e porte ilegal de arma, também ligados à ação de abigeatários. No primeiro semestre deste ano, na área do CRPO Fronteira Oeste, foram atendidas 376 ocorrências de abigeato, com a recuperação de 58 animais e a prisão de 11 pessoas por crime de abigeato. No CRPO Sul a redução de crimes na zona rural foi de 58%.

Com o curso, os policiais militares ficam melhor preparados para atender as ocorrências do campo, uma vez que adquirem conhecimentos que os subsidiam no combate aos delitos que ocorrem nas propriedades rurais. A eficiência que é buscada neste curso de qualificação acontece pelo fato de que o aluno ter um maior contato com o cavalo, com aulas de equitação e montaria. Os policiais militares passam a ter um maior preparo para elucidar os furtos de animais, pois tornam-se capazes de elucidar crimes, aprendem sobre o modo de ação dos delinqüentes, como obter pistas e detectar rastros. A partir da qualificação adquirida no curso, os servidores passam a ser multiplicadores de seus conhecimentos como instrutores em estágios, treinamentos e instruções desenvolvidas em suas unidades.

Em cada edição são ministradas as disciplinas de legislação ambiental e aplicada ao patrulhamento rural, técnicas e táticas de patrulhamento rural, inteligência policial rural, lides campeira e práticas de mangueira, noções básicas de pronto-socorrismo, iniciação ao cavaleiro, medicina veterinária e rádio patrulhamento aéreo, além de proteção armada, técnicas de orientação e abordagem na zona rural, policiamento comunitário rural e operações de patrulhamento na zona rural. O curso tem um total de seis dias, com 100 h/a, tendo a 1ª edição iniciado em março deste ano. Ocorrerão ainda mais dois cursos, totalizando nove edições, que capacitarão um total de 225 policiais militares.

Fonte: Ascom BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim