quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Segurança Reforçada

Segurança no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul é reforçada
05/08/2009 18:09


O aumento do efetivo no Posto da Brigada Militar instalado na Reserva Florestal Padre Balduíno Rambo, do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, traz mais eficiência aos cuidados na área. Resultado de parceria entre a Fundação Zoobotânica do RS e a Brigada Militar, o termo de cooperação técnica visa a realização de cursos básicos de formação do Policial Militar assim como a segurança da área. Cabe à Fundação Zoobotânica ceder o uso da reserva e as edificações existentes no local. Fica sob a responsabilidade da BM manter o patrulhamento no local 24 horas, durante toda a semana, visando coibir eventuais invasões e garantindo a limpeza e a segurança dos prédios e bens públicos na área.

Associada à iniciativa, 43 câmeras de vigilância já estão operando, em caráter experimental, na área aberta à visitação pública do parque. O serviço de vigilância terceirizado também foi ampliado. Segundo o presidente da Fundação Zoobotânica do RS, Artur José de Lemos Junior, a iniciativa dará mais segurança aos visitantes e também aos animais que integram o acervo. Outra medida tomada foi a retirada, por empresa especializada, a cada hora, dos valores oriundos dos ingressos.

Segundo o diretor do Parque Zoológico, Roque Tomazeli, além da preocupação com a segurança, outras medidas deverão ser tomadas em breve, como o inicio das obras para o tratamento das águas, melhorias nos recintos existentes e construção para o abrigo de novos animais que poderão vir a fazer parte do acervo, por permuta ou aquisição. O zoo recebe uma visitação/ano de cerca de 500 mil pessoas, caracterizando-se como uma das mais importantes áreas de lazer, cultura e educação da Região Metropolitana. Tem um acervo com cerca de 1100 animais, entre mamíferos, aves e répteis, de 150 espécies nativas e exóticas.

Com uma área de 720 hectares, o parque disponibiliza ao público 160hectares e preserva o restante em uma reserva florestal , denominada Pe. Balduíno Rambo. Desenvolve o projeto A Hora do Bicho, com o objetivo de divulgar as espécies do Parque, e apoiar a campanha de coleta seletiva do lixo, através da distribuição de bótons, volantes informativos e sacolas para recolhimento dos resíduos secos obtidos quando da visitação ao Zoológico.

O zoo está aberto de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h. Informações pelo telefone (51)3474-1499.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim