terça-feira, 1 de setembro de 2009

PSTU

Povo,

Como parte das atividades relacionadas aos "40 anos de Stonewall" e o "Dia da Visibilidade Lésbica", o Partido Socialista dos Trabalhadores-Unificado, o PSTU, lançou um especial com cerca de 150 filmes relacionados a temas e histórias que importam a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. O especial pode ser encontrado na página do partido: www.pstu.org.br

Além de uma pequena sinopse, sempre que possível, fizemos alguns comentários que têm a ver com nossa perspectiva na abordagem dos filmes. Há, também, uma seção especial com informações biográficas sobre cineastas GLBT, como Almodóvar, Fassbinder, James Whaler, Dorothy Azner e outros. E outra com filmes "históricos" e documentários.

Como responsável pela seleção do material, gostaria de dizer algo, a título de introdução. A idéia foi fazer um "guia de consulta" -- como comentei com amigos e companheiros, para ser sincero, é o tipo de guia com o qual eu, pessoalmente, gostaria de ter trombado há décadas atrás. E tem um pouco de tudo: coisas que vi desde o primeiro Mix Brasil, referências históricas, bobagens simpáticas etc. Anexo, um texto que comenta um pouco os "porquês" da seleção.

De qualquer forma, exatamente por este cárater, a seleção tem muito a ver com meu "gosto", minhas concepções ideológicas e estéticas e, evidentemente, refletem as posições políticas do PSTU e as elaborações feitas pela sua Secretaria GLBT no decorrer das últimas décadas.

Neste sentido, muita coisa importante deve ter ficado de fora e estamos totalmente abertos a sugestões. Com o tempo, poderemos ampliar a listagem a partir destas daquilo que for enviado pelos nossos leitores.

Também temos o objetivo de publicar seleções semelhantes para outros setores e temas relacionados ao cotidiano da luta de classes. Já adianto que o próximo, que já está sendo elaborado, será sobre a "questão racial" e deve ser lançado na "Semana de Consciência Negra", em novembro. Por isso, a negrada e cinéfilos em geral já podem começar a mandar as contribuições.

Abraços e aproveitem as dicas. E, caso tenha gostado, divulguem.

Wilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim