quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Rádios Comunitárias

--- Em sex, 29/9/06, .'. SE COMUNICA BRASIL PERFIL 2 LOTADO <16465998705103455690@mail.orkut.com> escreveu:


De: .'. SE COMUNICA BRASIL PERFIL 2 LOTADO <16465998705103455690@mail.orkut.com>
Assunto: Rádios comunitárias afastam jovens do tráfico no Rio de Janeiro
Para: "meus amigos"
Data: Sexta-feira, 29 de Setembro de 2006, 12:50


Rádios comunitárias afastam jovens do tráfico no Rio de Janeiro
Rádios Comunitárias do Rio de Janeiro utilizam o som para tirar jovens de baixa renda da exclusão social.
Localizada num sobrado do Morro do Vidigal e criada há oito anos por, a Estilo Livre – 102,5 FM – luta para afastar adolescentes da influência do tráfico de drogas.

Para isso, os jovens da favela são incentivados a trabalhar na emissora. “Graças à rádio, muitos adolescentes do morro que estavam praticamente com o pé na cova mudaram de vida. Alguns deles viraram integrantes de equipes de som ou DJs. Outros conseguiram até empregos como locutores de supermercado”, revela Wanderley.

O único pré-requisito para entrar na Estilo Livre é estar estudando. Atualmente 20 jovens trabalham na rádio, que faz parte da Rede Viva Rio de Radiodifusão Comunitária (Revira) e é apoiada pelo comércio local. Antes de começar a trabalhar nela, os adolescentes fazem um curso de capacitação de rádio comunitária no Viva Rio. “Eu ficava muito tempo na rua. Trabalhar na rádio me fez pensar no futuro. Eu também melhorei na escola”, afirma um dos adolescentes.
Madame Satã - Na rádio comunitária Madame Satã – FM 92,1 –, na Lapa, o locutor e DJ Revoltado conversa de uma forma descontraída com os ouvintes. Além de locutor e DJ, ele é o gerente da emissora. Criada em 1999 pela Organização Não-Governamental (ONG) Excola, a rádio tem sua programação desenvolvida por jovens que moram ou já moraram nas ruas.

Diferentemente do que seu nome artístico possa sugerir, Fábio não é uma pessoa com raiva de tudo e de todos. Durante muitos anos, no entanto, ele foi assim. Filho de uma família pobre do Morro da Providência, no Centro do Rio, Fábio viveu uma década na rua. Durante esse período, escapou de ser molestado sexualmente, foi preso três vezes acusado de roubo e tráfico de drogas e levou um tiro na perna. Violência e raiva faziam parte do seu dia-a-dia.

Há cinco anos, sua vida passou por uma reviravolta. Foi quando ele começou a trabalhar na Madame Satã. Esta mensagem foi enviada por .'. SE COMUNICA BRASIL PERFIL 2 LOTADO. Para ver o perfil de .'. SE COMUNICA, clique em:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16465998705103455690

* * *

Para definir os e-mails de notificação, acesse suas Configurações de conta:http://www.orkut.com/Settings.aspx

Se você não for usuário do orkut e quiser impedir que os usuários do orkut lhe enviem e-mails, visite:http://www.orkut.com/Block.aspx

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! publiquei a notícia em www.abracocentrooeste.ning.com ABRAÇO FORTE

    ResponderExcluir

Sim