quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SSP presta Esclarecimento da Fazenda Southall

Segurança Pública presta esclarecimentos sobre caso da Fazenda Southall
28/08/2009 17:58


O secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, disse na tarde desta sexta-feira (28) que o governo gaúcho, por meio da SSP e vinculadas, pratica "a estratégia da verdade e objetiva não deixar sem informações a sociedade". A fala ocorreu durante coletiva de imprensa realizada na sede do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, para esclarecer o andamento das investigações sobre a morte de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, em recente ação de reintegração de posse na Fazenda Southall, em São Gabriel.

Edson Goularte frisou que “desde o primeiro momento o Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Defensoria Pública assumiram por completo suas responsabilidades na elucidação do fato, dispensando o concurso de outras instituições e esferas de poder distintas do Estado”.

O titular da segurança pública gaúcha destacou também que a Brigada Militar não pactua e nunca pactuou com nenhum tipo de violência e disse considerar que após uma longa série de operações de reintegração, sempre no cumprimento de decisões judiciais, pela primeira vez a fatalidade esteve presente. "A oitiva dos principais envolvidos se processou de forma inédita e simultânea pelos diversos órgãos públicos envolvidos na operação, possibilitando a rápida definição da autoria e o ganho na aceleração do processo, sem prejuízo aos demais passos que ainda serão tomados pelos encarregados dos inquéritos em andamento”, afirmou Goularte.

Acompanhado do comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, do subchefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder, do subprocurador-geral de Justiça, Luiz Carlos Zionkowski, além de outras autoridades ligadas à cúpula da segurança, Goularte finalizou pontuando que todas as regras dos processos vêm sendo observadas e que as mesmas serão levadas até o fim, com a necessária transparência e rigor jurídico.

Após a fala do secretário o comandante-geral da BM, João Carlos Trindade Lopes, leu uma Nota Oficial onde afirma que o autor do disparo já foi identificado, tratando-se de um soldado da Brigada Militar. Conforme a nota, o praça assumiu a autoria em depoimento colhido durante o Inquérito Policial Militar (IPM) e também no inquérito instaurado pela Polícia Civil, ambos ainda em andamento.

A íntegra da nota pode ser acessada no link desta matéria, que já está no site www.ssp.rs.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim