terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vida de Duas Mulheres

Mais de duas mil mulheres estão sob ameaça de prisão no Brasil por terem abortado. Somente no Mato Grosso do Sul, cerca de 10 mil mulheres suspeitas de praticar aborto serão interrogadas pela Polícia Civil por determinação da Justiça. Esta prática trata-se de um atentado à autonomia e à dignidade das mulheres, em sua maioria pobre, sem acesso à assistência jurídica e psicológica. Para mudar esta realidade, o movimento de mulheres em todo país realiza atos de solidariedade às mulheres condenadas por aborto no Brasil, por ocasião do dia 28 de Setembro.

No Rio de Janeiro, o movimento de mulheres montaram um barracão em Cinelandia coletando adesões ao Manifesto.

Informações no Rio de Janeiro: Rogéria – (21) 9122.0133

Em Brasília, o movimento organizou duas atividades, uma foi apresentação do filme ‘O aborto dos outros’, e panfletagem na rodoviária. Além disso, fez camisetas com o nome da Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do aborto.

Informações em Brasília: Cfemea – (61) 3224.1791.

Em Roraima, o Núcleo de Mulheres (Numur) e a AMB promovem pesquisa com intuito de sistematizar as impressões da sociedade boavistense sobre a criminalização das mulheres que cometem aborto. A enquete vai até domingo (28). Também estão colhendo assinaturas para o Manifesto.

Informações em Roraima: Nelita Frank - (95) 9972.6695

Na Paraíba, a manifestação será realizada no Terminal de Integração de João Pessoa, nesta sexta-feira, 26, a partir da 9h. O tema deste ano é ‘Nenhuma mulher deve ser perseguida, humilhada, condenada ou presa pela prática do aborto’.

A atividade será finalizada com uma caminhada em direção ao Tribunal de Justiça, onde serão entregues assinaturas pedindo o fim da criminalização das mulheres e a legalização do aborto no Brasil. A organização do ato está sendo feita pela Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba, Fórum de Mulheres da Paraíba e Rede Feminista de Saúde, Articulação de Mulheres de Mulheres Brasileiras, Marcha Mundial de Mulheres e Jornadas pelo Direito ao Aborto legal e Seguro e Católicas pelo Direito de Decidir.

Informações na Paraíba: Irene Marinheiro – Fórum de Mulheres/AMB – 8811-4970/9942-2828 / Socorro Borges -Rede Feminista de Saúde – 9950-6038 / Verônica Lourenço – Rede Mulheres em Articulação da PB/AMB – 8835-7629.

Em Pernambuco as ações em favor da legalização do aborto acontecem dias 25 e 26. A primeira atividade acontece dia 25, às 19h, com apresentações de três vídeos sobre a legalização do aborto para a comunidade do Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, na sede da organização Cidadania Feminina.

Nesta sexta, 26, haverá um ato público com panfletagem na Praça da Independência no centro do Recife. O movimento feminista em Pernambuco defende que o aborto é um problema de saúde pública. O ato está marcado para às 9h.

Informações de Pernambuco – Rejane Pereira – (81) 8867.4780 | Sueli Valongueiro – (81) 9116.3028

Na Bahia, haverá ato no domingo, 28, das 09:30 às 13:30h, nas Gordinhas de Ondina. As organizações do movimento de mulheres convida para a manifestação pedindo que para as pessoas levem lanche, vistam-se de branco, roupa leve, tragam as crianças e participem das atividades previstas: deWenDo, Dança, Malabares e Panfletagem.

Informações da Bahia: Sandra Muñoz – (71) 9933.6310

Dados de aborto

O Ministério da Saúde estima que no Brasil sejam realizados 1.250.767 abortos inseguros. O aborto é considerado a quarta causa de morte materna de mulheres jovens, pobres e negras. Pesquisa da Cunhã Coletivo Feminista estima que entre 7.747 e 10.666 abortos são realizados na rede pública de saúde de João Pessoa.

O movimento de mulheres também aponta estudos do Ipas e do Instituto de Medicina Social da UERJ que indicam: mulheres entre 15 e 19 anos, das regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maiores riscos para os casos de aborto.

Para mais informações, leia o ‘Manifesto contra a criminalização das mulheres que praticam aborto – Em defesa dos direitos das mulheres’ no blog da Frente: www.frentepelodireitoaoaborto.blogspot.com.

Acesse também o www.dialogojovem.org
--
Articulação Brasileira de Jovens Feministas

E-mail: jovensfeministas.brasil@gmail.com
Fotoblog: jovensfeministas.nafoto.net
Fique bem informada sobre as Jovens Feministas Brasileiras e Latino-americanas: www.dialogojovem.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim