segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Controle de Combustiveis

Brigada Militar utiliza de sistema de cartão para controle de combustível das viaturas
04/10/2009 13:20


Para adotar ações que contribuam, ao mesmo tempo, para a redução de custos e a qualidade dos serviços públicos, a Brigada Militar mantém um controle rigoroso do consumo de combustível de mais de 5,4 mil veículos. Para tanto, foi implantado o sistema de cartão combustível, que possibilita o acompanhamento efetivo do abastecimento e troca de lubrificantes por veículo.

O sistema funciona determinando um valor estabelecido a ser gasto de combustível para cada veículo, através de um cartão com informações como a placa. O valor é estipulado conforme a média de gastos do ano de 2006 a 2009. Ao todo, a Brigada Militar administra gastos mensais de cerca de R$ 2 milhões com combustíveis, que movimentam uma frota que inclui tratores, lanchas, helicópteros e veículos com atividades ininterruptas.

Conforme o capitão João Marcelo, do Departamento de Logística de Patrimônio do Comando-Geral da Brigada Militar, essa iniciativa beneficia o Estado e segue a meta do governo do Estado. "Essas ações têm nos auxiliado a aliar a contenção de gastos à prioridade maior da nossa corporação, que é a segurança à população", disse. Ele destaca, ainda, que o Gerenciamento Matricial da Despesa (GMD) foi peça fundamental para o desenho do processo de controle de gastos com combustíveis.

De acordo com Josefina Coutinho, líder do Grupo de Gestão da Frota do Estado, a cota determinada para combustíveis é em litros. Assim, em caso de aumento de preço, a média do consumo não se altera. Ela explica que as metas são determinadas pelo histórico do abastecimento, levando em conta a oportunidade de redução, verificada na comparação de gastos entre veículos.

O controle é feito quinzenalmente para analisar se foram cumpridas as metas. Cada um dos 35 comandos da BM tem um responsável por controlar e avaliar com os funcionários os casos de extrapolação da meta. Caso aconteça de um comando ultrapassar o valor, este deverá apresentar justificativas à Divisão Técnica.

Outra medida que tem refletido na redução de gastos e melhor conservação dos veículos é a destinação de motorista por carro, em cada turno, ou seja, quatro motoristas por dia. Isso faz com que o próprio motorista acompanhe o consumo de seu veículo, e, na medida em que detectar problemas quanto ao desempenho mecânico, auxilia no cuidado maior com o patrimônio. A menor rotatividade de motoristas também permite a formação de parâmetros mais exatos para os gastos por veículos.

Como funciona o cartão
Usado desde 2007, o sistema atribui a cada veículo do Estado um cartão e a cada motorista uma senha de utilização dos cartões. O abastecimento só pode ser realizado nos postos de combustíveis cadastrados, cabendo ao motorista escolher o posto que ofereça o melhor preço. No caso da Brigada Militar, é o gestor quem indica o local de abastecimento. Assim, pode-se controlar o local do abastecimento e a média de quilômetros que cada viatura faz por litro.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim