quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Corsan

Legendas:

Deputado Gilmar Sossella, observado por Mário Freitas, recomenda o cumprimento das obrigações da Corsan

Fotos: Antonio Grzybovski



Sossella recomenda que Corsan cumpra obrigações de investimentos nos municípios



O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella , recomenda que a Corsan cumpra as obrigações de investimentos assumidas com os municípios gaúchos. O encaminhamento é resultado da audiência pública da referida comissão realizada nesta quarta-feira (30), em Porto Alegre, cujo objetivo foi debater os contratos, serviços e investimentos da companhia de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário.



O debate foi proposto pelos deputados Gilmar Sossella (PDT) e Cássia Carpes (PTB) e mobilizou deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais, trabalhadores da Corsan, servidores públicos, sindicalistas, engenheiros, advogados e lideranças comunitárias.



Líder municipalista, Sossella defende o fortalecimento da Corsan, - que enfrenta dificuldades em renovar alguns contratos com os municípios gaúchos -, mas cobra maior transparência dos investimentos da companhia. O parlamentar do PDT afirma que há muitos casos em que foram assinados contratos com previsão de obras para garantir o abastecimento de água, e que, passados dez anos, as ações não foram realizadas.



“Os prefeitos ficam receosos em renovar os contratos que estão vencendo, e que agora devem incluir a concessão dos serviços de esgotamento sanitário. Precisamos de maior comprometimento da Corsan em executar os investimentos previstos”, destaca Gilmar Sossella .



O presidente da Corsan apresentou um relatório onde afirma que a Corsan abastece 320 municípios gaúchos com a produção de 530 bilhões de litros de água. Mário Rache Freitas explica que o faturamento anual da companhia é superior a hum bilhão de reais. Conforme o dirigente, para garantir a universalização dos serviços de água e esgoto no Rio Grande do Sul , serão necessários 14 bilhões de reais, ou seja, “14 anos de faturamento”, destaca Freitas. Sobre a falta de investimentos em esgotamento sanitário, Mário Rache Freitas salienta que a obrigação estava previstas em apenas 45 municípios.



" Queremos assumir o esgotamento sanitário nos municípios gaúchos. A concessão desse serviço provém das administrações municipais", destaca Freitas.



Em nome da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o deputado Gilmar Sossella também recomenda a realização de audiências públicas conforme determina a lei, para que a Corsan debata, esclareça e assuma publicamente suas obrigações para depois honrá-las.



“Até o final de 2009 a Corsan deverá renovar os contratos com 92 municípios gaúchos. Desses, 56 já venceram e 36 ainda estão por vencer. Então, é preciso acelerar o debate para que a Corsan convença essas comunidades e permaneça com elas no abastecimento de água e também nos serviços de esgotamento sanitário”, afirma o deputado Gilmar Sossella .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim