segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Demetrio Magnoli Lança livro e Questiona o Mito das Raças

Portal Imprensa » Últimas Notícias
Publicado em: 24/09/2009 16:00
Sociólogo Demetrio Magnoli lança livro que questiona o mito das raças

Por Luiz Gustavo Pacete/Redação Revista Imprensa

A rádio Band News FM e a Livraria Cultura realizaram na última quarta-feira (23), em São Paulo, debate em função do lançamento do livro do sociólogo Demétrio Magnoli "Uma gota de sangue", publicado pela Editora Contexto.

A discussão contou com a participação do sociólogo Bolívar Lamounier, do psicanalista Contardo Calligaris, do advogado e membro da Comissão de Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/SP José Roberto Militão e com a moderação da jornalista Barbara Gancia.

Os estudiosos falaram sobre a definição de raça no Brasil, a questão das cotas para negros em universidades públicas e o combate ao racismo, tendo como pano de fundo a aprovação pela Câmara dos Deputados do Estatuto da Igualdade Racial, aguardando aprovação do Senado. Temas que permeiam o livro de Magnoli e estarão em pauta nos próximos meses. A discussão teve também os depoimentos do ator Juca de Oliveira e de José Carlos Miranda do Movimento Negro Socialista.

A mídia tem dificuldade constante em lidar com definições, em diversas coberturas veículos e jornalistas são criticados por não tratarem bem temas que demandam maior profundidade e cuidado de apuração. Quando essas definições estão relacionadas a conceitos não esclarecidos a situação é ainda mais complicada. Termos que remetem a uma classificação seja étnica ou social sempre levantam questões do tipo: quando utilizar termos como negros ou brancos, pardos e amarelos, ou índios e mestiços.

Desta vez a mídia não levou a culpa. "Concordo que a mídia tem sido responsável por muitas imprecisões e mentiras, mas num cenário mais amplo e em se tratando de questões raciais ela tem uma função importante de civilização", afirmou Contardo Calligaris quando questionado sobre a cobertura da imprensa em relação ao tema.

Demétrio Magnoli ressaltou que seu livro não trata da política de cotas raciais em universidades, mas aborda a questão da definição e conceito de raça utilizada no mundo. "Não escrevi um livro sobre cotas raciais, mas sim de linguagens, todas as vezes que falamos do assunto acabamos por nomear brancos e negros, parecendo que essas definições foram instituídas pela natureza, quando na verdade elas não são naturais e possuem uma conotação muitas vezes política".

José Roberto Militão, levanta alguns pontos críticos no livro: "A questão é tão delicada que o próprio Magnoli por algumas vezes utiliza definições raciais em seu livro como brancos e negros". O advogado diz ainda que a sociedade tem de abrir os olhos para a questão de diferenças. "O racismo deve ser eliminado pela raiz, e antes dele vêem as definições raciais". Para Calligaris a situação está longe de ser resolvida, e isso só acontecerá quando o ser humano for definido como individuo e não como grupos.

"O componente racial demonstra uma parcela muito pequena se comparada às desigualdades existentes no país, sejam sociais ou educacionais", comentou o sociólogo Bolívar Lamounier. O autor do livro destaca que o país possui um aspecto positivo importante em relação ao assunto.

"O Brasil tem uma singularidade extraordinária, no século 19 quando os Estados Unidos discutiam suas separações raciais e a Europa buscava definições para raças o Brasil trilhou pelo caminho da diversidade e não se dividiu racialmente". O ator Juca de Oliveira fez uma "mea culpa" por não estar atento para as desigualdades que ainda existem e afirmou que o comprometimento deve ser mutuo, pois a cultura "racista" ainda está enrustida na sociedade. "Todos nós devemos observar as desigualdades ao nosso redor para que isso seja definitivamente banido".

José Carlos Miranda, militante do Movimento Negro Socialista ressaltou a luta da entidade em função da queda de conceitos de segregação: "Lutamos para combater a racialização da Sociedade Brasileira, não podemos olhar pessoas com o filtro da raça ou religião", contestou.

Leia mais

- Substituição: Socióloga entra no lugar do colunista Demétrio Magnoli na Folha
Fonte: Portal da Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim