quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Teatro


Release
COM FOTOS EM ANEXO.




Depois de levar mais de 5000 pessoas ao teatro com o fenômeno

Labirinto Kafka – www.kafka.com.br

O mago do teatro fractal, Janssen Hugo Lage, estreiou no último 23 de Setembro, no Theatro São Pedro sua mais recente criação:

"MULHERES DE SANGUE" - UMA VERSÃO POÉTICO-FEMININA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA



video do ensaio
http://www.youtube.com/watch?v=qqQayjpJ76I
Uma trajetória única e comovente de um dos mais célebres períodos da História do Brasil.




PRÓXIMA APRESENTAÇÃO – TEATRO DA UCS – CAXIAS DO SUL 25 DE OUTUBRO – 20h





ÚNICA APRESENTAÇÃO


RELEASE

‘Mulheres de Sangue’, peça inspirada na história da

Revolução Farroupilha no TEATRO DA UCS - CAXIAS



A Confraria dos Ritos apresenta, no dia 25 de OUTUBRO (DOMINGO), no Teatro da UCS - CAXIAS a peça ‘Mulheres de Sangue’, uma versão poético-feminina da Revolução Farroupilha. Esta é uma obra de ficção com narrativas baseadas em fatos reais. Com texto original de Janssen Hugo Lage e pesquisa de textos históricos de Leandro Borges, o espetáculo explora a visão das mulheres que em busca de justiça e igualdade, criaram uma tropa que, supostamente, atuaram durante o período da guerra com vigor e destreza unindo-se aos farrapos na luta contra as tropas imperialistas. Mulheres que não se conformaram em ficar apenas cuidando de suas casas e filhos, mas que decidiram ir aos campos de batalha lavar com o próprio sangue a honra e a liberdade de suas famílias. Através da visão dessas mulheres o espetáculo mostra, em sua narrativa ágil e teatral, o que representou a Guerra dos Farrapos que ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó.



Espetáculo ‘Mulheres de Sangue’

A história mostra a infancia pertubada de Bento Gonçalves e suas visões de guerra através de um quadro que sempre aparecia nos seus sonhos e foi anunciado em relato a mãe com apenas 9 anos.

O espetáculo explora a visão das mulheres no período da Guerra dos Farrapos, rebelião gerada pelo descontentamento político que durou por uma década (1835 a 1845). O estopim para esta rebelião foi às grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (Liberais) e outro que dava apoio aos conservadores (Legalistas). Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região. Começa então a ação de um grupo secreto de mulheres com talento com armas de fogo e exímias na equitação, uma tropa de ataque feminina nos pampas.

Após terem seu líder, Bento Gonçalves, capturado e preso durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa (no rio Jacuí), os Liberais não se deixaram abater e sob nova liderança (de António Neto) obtiveram outras vitórias. Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assume a presidência da República de Piratini. Foi preciso engendrar uma manobra incomum para conquistar um ponto que pudesse ligar o Rio Grande dos farrapos com o mar. Este ponto era Laguna – no texto chamado de Lagos -, em Santa Catarina. O primeiro passo era constituir a Marinha Rio-Grandense. Giuseppe Garibaldi conhecera Bento Gonçalves da Silva ainda na prisão, no Rio de Janeiro, e obteria dele uma carta de corso para aprisionar embarcações imperiais. Em 1º de setembro de 1838, Garibaldi é nomeado capitão-tenente, comandante da marinha Farroupilha. Mesmo com as forças do exército da regência, os farroupilhas liderados por Davi Gonçalves, conquistaram a vila de Laguna, em Santa Catarina, proclamando, desta forma, a República Catarinense. Onde mais uma vez a participação da tropa de mulheres foi decisiva. Ali nasce o amor entre Anita e Giuseppe em meio a guerra e muitas intrigas. Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva para comandar as tropas que deveriam aniquilar os farroupilhas. Apos três anos de batalha e várias derrotas, os Farrapos tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.



Janssen Hugo Lage

Janssen Hugo Lage é brasileiro, dramaturgo, encenador, produtor e iniciou seu trabalho em produções teatrais em 1983. Diretor da Mega Produção - OTELO em 1999, como o ator Norton Nascimento no principal papel, levou mais de 100.000 pessoas ao teatro em seis meses de temporada por todo o país. Após um período de quase cinco anos realizando projetos teatrais e culturais na Europa (2000-2005), Janssen retoma sua carreira no Brasil em 2008 com o projeto ‘Labirinto Kafka’- que levou mais de 5.000 pessoas ao teatro. Espetáculo que deu continuidade a um trabalho intensivo na aplicação da sua linguagem para interpretação cênica: Ritos Método do Ator, onde a encenação utiliza-se de uma seqüência de fragmentos que revelam ao público o universo no qual Franz Kafka trabalhou por toda a sua vida.

Ficha Técnica:





TEXTO, ENCENAÇÃO, CENARIOS E FIGURINOS: JANSSEN HUGO LAGE

ASSIST. DE ENCENAÇÃO, CENÁRIOS E FIGURINOS: GABRIELA RAMOS

PESQUISA E TEXTOS HISTÓRICOS: LEANDRO BORGES

MUSICA ORIGINAL: ALEXANDRE MONTAURY

ILUMINAÇÃO: VICENTE GOULART

PREPARAÇÃO VOCAL: MARIANE OSELAME

PREPARAÇÃO CORPORAL: MARIANA BRUM

IDENTIDADE VISUAL E FOTOGRAFIA: LAERCIO LACERDA

ASSESSORIA DE IMPRENSA: RAQUEL WÜNSCH

DIREÇÃO DE MOVIMENTO: JOHN ROBERT

DIREÇÃO MUSICAL: CRISTIANO BION LORO

CANTORAS CONVIDADAS: IVANI MAYER E FERNANDA LOPES FERNANDES

MUSICO ESPECIALMENTE CONVIDADO: ANGELIN LORO

PERCUSÃO: RICARDO ARENHALDT

PRODUÇÃO EXECUTIVA: ANGELA AITA

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: THATIANA MORAES, ALESSANDRA GASPARIN, RAISA ROCHA

UMA PRODUÇÃO: CONFRARIA DOS RITOS



Elenco CONFRARIA



Mariana Brum
Leandro Borges
Matheus Paranhos
Ângela Aita
John Robert
Anderson Cicconne
Gabriela Ramos
Cristiano Bion Loro
Thatiana Morais
Patricia Martins
Raisa Rocha
Claudia Calixto
Laercio Lacerda
Hélio Fernandes
Gabriela Vieira
Alessandra Gasparin
Mauricio Fulber
João Felipe Borrajo
Lucas Oliveira
Ana Rovati
Lu Antoniuk
Alessandra Mayer
Letícia Baldin
Vitória Neves
Elizabete Finn
E atores do Grupo Alvorada em Cena







Direção Geral

Janssen Hugo Lage

(51) 9903.9703 / 8127.2717

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim