segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Angola

Caro Zakeu, em primeiro lugar, fico muito agradecido pelo seu retorno. Por se tratar de uma pesquisa de Direito Comparado com foco em campos marginais, que "não existem" no RJ, a pesquisa tem um financiamento pequeno, que não prevê qualquer rubrica para viagem (ou seja, a FAPERJ é poderosa, nosso orçamento, não). Como professor e pesquisador, venho tentando, já há alguns anos, via IES como a UCAM e a UGF, ter a oportunidade de lecionar em Angola por algum tempo (seria a oportunidade de conhecer pessoalmente o país). Infelizmente, esta chance ainda não ocorreu. Por isto, tenho buscado estabelecer contatos com os poucos angolanos que posso conhecer. Há alguns meses, o Prof. Dr. Agostinho, membro do Supremo Tribunal Federal de Angola (se o nome não for este, peço que me desculpe) esteve por aqui. Nesta oportunidade, pude, através de uma amiga do PPGD/UGF, professora Fernanda, deixar com ele uma cópia do projeto e a esperança de alguns contatos. Até agora, no entanto, isto não ocorreu. Assim, reitero meu pedido para que qualquer amigo deste fórum que puder me indicar contatos, links, bibliografias ou outra fonte de pesquisa possa contribuir com nosso trabalho.

Muito obrigado,

Lier

P.S. Caso o amigo conheça gestores de universidades angolanas que tenham interesse em firmar convênios acadêmicos com a UGF também terei máximo empenho em formalizá-los.

----- Original Message -----
From: Zakeu Zengo
To: forum_de_angolanist as@yahoogrupos. com.br
Sent: Sunday, November 15, 2009 4:56 AM
Subject: RE: Solicitação: contatos no setor petrolífero de Angola



Lier,

Por se tratar de um pesquisa financiada (pela hoje poderosa FAPERJ), embora para objectivos que nào menciona, aconselho a colocar muchila nas costas e visitar Angola. Assim, para além de eventuais contactos com personalidades que lhe possam ser indicadas aqui, teria a oportunidade de contactar e entrevistar diversos atores (naconais e internacionais) envolvidos na produção e comercializaçã o do petróleo de Angola (tanto nos chamados campos maduros quanto nos marginais, obviamente). Tal como ocorre no Brasil, em Angola ainda não existem definições objetivas de campos maduros e campos marginais na indústria do petróleo. Até certo ponto, os marcos regulatórios do Petroleo em Angola baseam-se ainda em critérios subjetivos ou aleatórios. Para ser produtiva, considerando- se o avanço que o Brasil já alcançou na regulação, uma comparação com Angola devia incluir uma pesquisa ampla com profissionais do setor, no terreno, para que os resultados sejam justos e razoáveis do ponto de vista da economia social. Economicidade e recuperação, as caracteristicas centrais dos campos marginais, ainda devem andar em grande derrapagem em Angola - o que bem justifica nosso conselho.

Espero bem que os colegas da área das engenharias e químicas voltadas para os petroleos, de e em Angola, possam ajudar.

Atenciosamente




--------------------------------------------------------------------------------
To: forum_de_angolanist as@yahoogrupos. com.br
From: lier.rio@ig. com.br
Date: Sat, 14 Nov 2009 21:52:03 -0200
Subject: Solicitação: contatos no setor petrolífero de Angola


Prezados amigos, uma vez mais recorro a este fórum para solicitar contatos no setor petrolífero em Angola. Angolanista em formação, lidero pesquisa apoiada pela FAPERJ sobre a produção de petróleo em campos marginais, em um perspectiva comparada: Brasil e Angola. Quem tiver contatos na Sonangol e/ou no governo, bem como em outros agentes do setor, peço a gentileza de entrar em contato.

Cordialmente,

Lier Pires Ferreira
Assine SKY HDTV e ganhe o Brasileirão A e B + 6 filmes PPV HD

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim