segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bebês corendo Risco de Vida

BEBÊS SEDADOS
Polícia vai apurar óbitos ocorridos no hospital em 2009
Corpos de crianças mortas na instituição em que técnica de enfermagem atuava serão exumadosO titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas, Guilherme Pacífico da Silva, vai pedir a exumação de corpos de bebês mortos no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) desde o início deste ano. A polícia quer verificar se existe alguma relação com o caso da sedação de 11 recém-nascidos pela técnica de enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, 25 anos.

Num primeiro momento, serão analisados os prontuários de todas as mortes de recém-nascidos ocorridas desde o início do ano. Bebês que tenham nascido saudáveis, adoecido e morrido sem uma causa aparente terão a morte investigada.

– Ela trabalha há dois anos lá. Pode ser que não tenha nenhum caso, mas também pode haver vários. Queremos esgotar qualquer possibilidade de que tenha ocorrido algo semelhante no passado – diz o chefe de investigações da 1ª DP, Sérgio Zolin.

Além do Hospital da Ulbra, Vanessa trabalha no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Na noite de sexta-feira, ao ser detida no hospital, Vanessa admitiu informalmente ser a responsável pelas doses de morfina e diazepan dadas à recém-nascidos. A medicação, sem acompanhamento médico, pode ser fatal. Conforme a diretora-geral do hospital, Eleonora Walcher, a droga, que deixava bebês com seis horas de vida fracos, desfalecidos e com parada respiratória, só não resultou em morte porque o hospital é equipado com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nenhum dos 11 bebês corre risco de vida.

Vanessa teria admitido o crime após ver uma seringa com vestígios de morfina apreendida pela polícia em sua pochete. Para justificar o crime, falou que enfrentava problemas psicológicos.

Mais tarde, na presença do advogado Sérgio Assumpção, Vanessa voltou atrás e negou o envolvimento com a tentativa de homicídio infantil – o que não impediu que a jovem fosse autuada em flagrante e levada para a Penitenciaria Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre.

– Reconheço que o delegado é sério e competente, mas ele interpretou de forma equivocada o relato de Vanessa lá na delegacia – lamenta Assumpção, que deverá pedir hoje o relaxamento da prisão de Vanessa.



Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim