segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Campanha pelo Fim da Violência contra a Mulher

Estado promove campanha pelo fim da violência contra a mulher
22/11/2009 17:26


O governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, lançou o Calendário Estadual dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Com programação organizada por órgãos governamentais e não-governamentais, movimentos de mulheres e da comunidade, o calendário apresenta ações realizadas no Estado em defesa da mulher.

Criada em 1991, pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leadership), a Campanha 16 Dias de Ativismo desempenha um papel fundamental na luta pela erradicação da violência contra as mulheres em todo o mundo. No Brasil, é coordenada há seis anos pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento e, desde 2007, promovida em conjunto com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM).

A Campanha é realizada de 20 de novembro a 10 de dezembro, em 154 países. No Brasil, começa mais cedo, com o Dia Nacional da Consciência Negra. As principais datas nesse período são as seguintes:


20 de novembro - Dia Nacional de Consciência Negra

25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência à Mulher

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids

6 de dezembro - Dia em que é lembrado o massacre de mulheres em Montreal (Canadá), que gerou a Campanha do Laço Branco, uma mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra mulheres.

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim