terça-feira, 24 de novembro de 2009

Contra o Feriado da Consciência Negra

Contra o feriado da Consciência Negra
Paixão Barbosa 11.20.09 Ação social, Bahia, História, Salvador, Consciência Negra, Movimento negro na Bahia, Zumbi dos Palmares Correndo o risco de ficar contra uma porção de gente, confesso que não gosto muito da ideia de transformar o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. Isto porque concordo com algumas lideranças de movimentos negros que apontam o risco de esvaziamento da data, que tem sido marcada pela realização de eventos voltados para a discussão das questões da negritude, da cidadania e de outros valores.

Com o feriado, a tendência deverá ser a valorização maior dos eventos festivos. E, imagine-se que este feriado já estivesse valendo este ano, quando o dia 20 cai em plena sexta-feira… Com este sol, quem iria resistir ao feriadão para ficar em Salvador discutindo temas sérios? Muito poucos, com certeza.

Em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, onde a data já é feriado, as longas filas nas estradas começaram a se formar na tarde da quinta-feira. Para se contrapor a isto, as lideranças dos movimentos negros terão que se superar no trabalho de conscientização da população quanto à necessidade que ainda existe de superar os preconceitos e introduzir as transformações imprescindíveis para tornar nossa sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Política e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim