quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Embrapa com Escritório em Gana

A Embrapa tem escritorio en GANA, para apoiar projetos de algodão e cana.
Seu escritorio está num edificio cedido pelo governo local, mas atua em parceria com os escritorios da construtora brasileira CONSTRAN...(da qual olacyr de moraes, o ex-rei da soja é um dos acionistas) que deve estar muito interessada no desenvolivmento da africa...
E tambem em parceria com a AGRA, que é uma agencia de promoção da revoluçao verde na Africa, de propriedade do "filantrópico" senhor BILL GATES.
Como diz o ditado, "me diga com quem andas e te direi quem és! "


Embrapa coordena projeto para plantio de cana e produção de etanol na África (Fonte: http://www.agrosoft.org.br/agropag/100636.htm)
Por Editor em 21/04/2008


O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, intensifica a agenda da instituição na África. Ontem (20/4), além de inaugurar, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as novas instalações da Embrapa África (Acra-Gana), ele assinou um memorando de entendimento com a Constran S/A Construções e Comércio, para viabilizar projetos conjuntos nas áreas de monitoramento da produção de cana-de-açúcar em Gana.

O memorando abre as portas para novas parcerias da estatal brasileira com a iniciativa privada, no sentido de tornar possível projetos de desenvolvimento sustentável para o continente africano, por meio da transferência de tecnologia.

A parceria com a Constran – uma das maiores empresas do setor da construção civil do Brasil – dará à Embrapa a coordenação de um grande projeto técnico para o plantio de 30 mil hectares de cana na região norte de Gana.

PACOTE TECNOLÓGICO

Essa cooperação incluirá as atividades de avaliação técnica das áreas de produção da cultura, do projeto de produção, elaboração de estudos de viabilidade para o uso de irrigação, acompanhamento e monitoramento das atividades de campo, agricultura de conservação, entre outros pontos.

O memorando de entendimento diz que o contrato para o “pacote tecnológico” a ser construído pela Embrapa terá duração de cinco anos. Os técnicos têm expectativa de que será possível a produção de 180 milhões de litros de álcool ao ano, considerando o plantio dos 30 mil hectares da Constran. O projeto da construtora – que agora investe em agricultura – envolve todas as fases, do plantio até a produção de etanol.

Para Silvio Crestana o formato de projeto a ser desenvolvido com a Constran demonstra, na prática, o quanto a Embrapa África pode contribuir para novas fronteiras para iniciativa privada brasileira, seja em termos de negócios ou de contribuição social. Isso significa que, ao transferir tecnologia, produtos e serviços, sempre haverá mercado para máquinas, equipamentos e investimentos.

NOVA SEDE

O prédio das novas instalações (foto acima) da Embrapa África, com atividades desde novembro de 2006, também vai abrigar o International Food Policy Research Institute (IFPRI) e a Alliance for Green Revolution in Africa (AGRA), entidade dirigida pelo senhor Bill Gates. O edifício, conforme informa o coordenador da Embrapa África, Cláudio Bragantini (à direita na foto), é de propriedade do Conselho para Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) e foi totalmente reformado para essa finalidade.

A direção do CSIR preparou um andar do prédio somente para as atividades da Embrapa África – entre elas treinamentos para técnicos africanos que deverão ser realizados junto com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Até agora, os pesquisadores Bragantini e Paulo Galerani (à esquerda na foto) trabalhavam nas dependências da sede administrativa do CSIR.

FONTE

Embrapa
Deva Rodrigues - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4113

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim