sábado, 28 de novembro de 2009

Jogos Manipulados na Europa

23/11/2009 - 10h11
Jornal alemão divulga lista com jogos suspeitos de manipulação de resultados
Das agências internacionais
Em Berlim (Alemanha)
Na semana passada, o futebol europeu foi abalado pelo maior escândalo de corrupção de sua história. Cerca de 200 partidas estariam sob suspeita de manipulação de resultados, mas as autoridades responsáveis pela investigação não divulgaram quais seriam estes duelos. Nesta segunda-feira, o diário alemão Süddeutsche Zeitung publicou uma pequena lista com alguns destes jogos.


Na semana passada, autoridades revelaram maior caso de corrupção da história do futebol europeu

200 PARTIDAS SOB SUSPEITA; 17 PESSOAS PRESAS
APÓS SUSPEITA, TIME SUÍÇO AFASTA JOGADOR
REVISTA: JUIZ ALEMÃO PARTICIPOU DE ESCÂNDALO
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE FUTEBOL
De acordo com o jornal, o confronto entre Ankaraspor e Bursaspor, em abril deste ano, pelo Campeonato Turco, estaria entre eles. O Bursaspor venceu por 2 a 0, e os jogadores do Ankaraspor teriam recebido dinheiro para perder o duelo por dois gols de diferença. Cada apostador teria lucrado em torno de 18,5 mil euros neste jogo.

Na Croácia, atletas do NK Zadar teriam ganhado 30 mil euros para facilitar uma vitória do Hajduk Split por uma grande diferença de gols. A partida terminou 3 a 0 para o Hajduk Split. No entanto, a combinação de resultados de outros confrontos não favoreceu os apostadores, que perderam em torno de 70 mil euros cada um.

Para o Süddeutsche Zeitung, que apontou outros jogos suspeitos em campeonatos de divisões inferiores, dois personagens centrais estariam por trás do esquema de irregularidades. O croata Ante Sapina, que já protagonizou um escândalo parecido na Alemanha, e o turco identificado como Deniz C. que mora na região do Ruhr (Alemanha).

Diversos meios de comunicação apontam o Osnabrück, rebaixado para a terceira divisão alemã, como um dos clubes com grande número de jogos suspeitos. Os jogadores Thomas Reichenberger, Thomas Cichon e Marcel Schuon teriam recebido suborno; os atletas negaram as acusações.

Repercussão

Na Turquia, o Trabzonspor negou qualquer envolvimento do clube no caso. A diretoria considerou uma "manipulação" as denúncias feitas contra a equipe, suspeita em uma partida da Copa da Turquia contra o Antalyaspor - o jogo terminou empatado por 3 a 3. A vitória do Kocaelispor por 4 a 0 sobre o Hacettepe, pelo campeonato local, também estaria entre os jogos com irregularidades. Ao menos 29 confrontos no país teriam sido manipulados, de acordo com as autoridades.

Giuseppe Postiglione, presidente do Potenza, da terceira divisão italiana, foi preso junto com mais oito pessoas. Todas são acusadas de fraude esportiva e de participação em um esquema de apostas ilegais. Oito partidas, disputadas nas temporadas 2007/08 e 2008/09, estão sob suspeita.

O FC Gossau, da segunda divisão suíça, suspendeu por tempo indeterminado o meio-campista Mario Bigoni. Segundo Roland Gnaegi, presidente da equipe, o jogador teria admitido que "nem tudo estava limpo" na derrota por 4 a 0 para o Lugano em maio. Bigoni, de 25 anos, teria Sid procurado por um companheiro para arranjar o resultado.

No domingo, o Thun, também da segunda divisão suíça, afastou o atacante Omar Faye. O atacante foi acusado de participar do mesmo esquema de manipulação de resultados.

Na Hungria, o Ujpest negou a participação do clube no escândalo, após a suspeita de que o time também teria se envolvido no caso. István Kisteleki, diretor da federação húngara, afirmou que "fará o possível e colaborará com as autoridades no que for necessário" para esclarecer o assunto.

Na semana passada, a procuradoria de Bochum (Alemanha), que atuou em parceria com a Uefa, informou que jogos na Alemanha, Bélgica, Suíça, Croácia, Eslováquia, Turquia, Bósnia e Áustria estariam sob suspeita. Nem mesmo as prestigiadas competições europeias escaparam: 12 partidas da Liga Europa e três da Liga dos Campeões também teriam tido seus resultados manipulados.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim