segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Memória Sem Futuro

Memória sem futuro
é apenas narcisismo ou nostalgia.




--------------------------------------------------------------------------------

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4100764-EI306,00-Cesare+Battisti+entrou+em+greve+total+de+fome+diz+senador.html
Cesare Battisti entrou em "greve total" de fome, diz senador
13 de novembro de 2009 • 21h50 • atualizado às 23h02


O ex-ativista italiano Cesare Battisti, que aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o pedido de extradição apresentado pelo governo da Itália, iniciou uma "greve total" de fome nesta sexta-feira, informou à agência Ansa o senador José Nery (Psol-PA). O parlamentar se encontrou com o italiano no presídio de Papuda, em Brasília.

Battisti, ex-ativista do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1983 por supostamente ter coordenado o assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979. Ele foi preso em março de 2007 no Rio de Janeiro e o governo italiano pediu sua extradição em maio do mesmo ano. Sob o argumento de "fundado temor de perseguição", o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu status de refugiado político ao italiano em janeiro. O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) havia dado parecer contrário ao refúgio.

O pedido italiano é agora analisado pelo STF. A primeira sessão do caso na Corte, realizada no dia 9 de setembro, terminou com um placar favorável à deportação, que obteve apoio de quatro dos ministros. Os outros três que se pronunciaram votaram por sua permanência no Brasil.

Ontem, o ministro Marco Aurélio Mello empatou o placar ratificando seu apoio ao refúgio. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, que dará o voto de desempate, suspendeu a sessão antes de se pronunciar.

Também esteve presente no encontro a militante Rosa de Fonseca, do movimento Crítica Radical, liderado pela ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele, que apoia o ex-membro do PAC.

Segundo fontes que estiveram com Battisti hoje no presídio da Papuda, em Brasília, o ex-militante de esquerda está abatido. Na ocasião, vestia uma camiseta, bermudas e calçava chilenas.

Segundo o senador Nery, a intenção do encontro era entregar o texto ao secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, para que ele o levasse a Lula, antes do presidente iniciar uma viagem internacional. A agenda do mandatário previa sua partida à França para as 22h, horário de Brasília. Depois, ele é esperado na Itália.
"Sempre lutei pela vida, mas se é para morrer, eu estou pronto, mas, nunca pela mão dos meus carrascos. Aqui neste País, no Brasil, continuarei minha luta até o fim, e, embora cansado, jamais vou desistir de lutar pela verdade", diz Battisti em um trecho da carta.

No decorrer do texto, ele afirma ainda que "é surpreendente e absurdo, que a Itália tenha me condenado por ativismo político e no Brasil uns poucos teimam em me extraditar com base em envolvimento em crime comum" e agradece a concessão de refúgio dada pelo governo brasileiro. "Entrego minha vida nas mãos de Vossa Excelência e do Povo Brasileiro", conclui o italiano na carta datada de hoje.

Na última semana, em entrevista à Ansa, Battisti disse acreditar que o presidente ratificará o seu refúgio caso o STF acate o pedido do governo italiano e ordene a sua extradição. "Eu não perdi a confiança no presidente Lula", disse.

Fontes do escritório do advogado Luís Roberto Barroso, que defende Battisti, afirmaram não terem ciência do caso e contaram que o defensor "esteve ontem com Battisti e essa informação não era conhecida".






--------------------------------------------------------------------------------
Date: Fri, 13 Nov 2009 20:10:52 -0200
From: Mães de Maio
To: tribunalpopular@lists.riseup.net
Subject: [tribunalpopular] SOLIDARIEDADE A CESARE BATTISTI E A TOD@S @S PRES@S POLÍTICOS DE ONTEM E DE HOJE!!!



COMUNICADO DAS MÃES DE MAIO, 13 de Novembro de 2009





SOLIDARIEDADE A CESARE BATTISTI

E A TOD@S @S PRES@S POLÍTICOS DE ONTEM E DE HOJE!!!







NÓS, MÃES E FAMILIARES DAS VÍTIMAS DO ESTADO BRASILEIRO EM MAIO DE 2006, MANIFESTAMOS A NOSSA TOTAL SOLIDARIEDADE AO COMPANHEIRO ITALIANO CESARE BATTISTI, QUE ESTÁ SENDO JULGADO DE FORMA INJUSTA PELO ESTADO BRASILEIRO DEPOIS DE TER SIDO PRESO E PERSEGUIDO ARBITRARIAMENTE NO SEU PAÍS DE ORIGEM, A ITÁLIA DITA “DEMOCRÁTICA”, SIMPLESMENTE POR LUTAR POR JUSTIÇA SOCIAL.



CESARE, COMO MUITOS ONTEM E HOJE, FOI CONDENADO NA ITÁLIA POR CRIMES QUE ELE NÃO COMETEU, NUMA EVIDENTE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA POR ELE TER PARTICIPADO DE MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA CONTRA A SOCIEDADE DESIGUAL, VIOLENTA E INJUSTA ITALIANA. À SEMELHANÇA DE MUITAS PESSOAS AQUI NO BRASIL.



ACONTECE QUE O JULGAMENTO AGORA EM CURSO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), À REVELIA DE UMA DECISÃO POLÍTICA TOMADA PELO MINISTRO DA JUSTIÇA TARSO GENRO, TEM COMO OBJETIVO ABRIR UM PRECEDENTE MUITO MAIOR DO QUE O REVIDE ESPECÍFICO À JUSTA LUTA DE CESARE. TRATA-SE, NA VERDADE, DE MAIS UMA AÇÃO CONSERVADORA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO VISANDO COLOCAR EM QUESTÃO TANTO O DIREITO AO ASILO E REFÚGIO POLÍTICO DE TOD@S GUERREIRAS E GUERREIROS QUE RESISTEM EM OUTROS PAÍSES, QUANTO REFORÇAR A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DE TODAS AS PESSOAS QUE LUTARAM E LUTAM POR JUSTIÇA E LIBERDADE AQUI NO PAÍS.



IMAGINEM UM MUNDO ONDE, EM SITUAÇÕES LIMITES - COMO AS QUE TEMOS VIVIDO COTIDIANAMENTE -, NÃO POSSAMOS MAIS TER A CHANCE DE NOS REFUGIAR EM PAÍS ALGUM COM SEGURANÇA DE QUE TEREMOS O MÍNIMO DE CONDIÇÕES PRA RECOMEÇAR? CHAMAMOS A ATENÇÃO DE TOD@S PARA O SEGUINTE FATO: SE CONFIRMADA ESTA DECISÃO JUDICIAL ARBITRÁRIA E CONSERVADORA, MUITOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE RESISTEM EM OUTROS PAÍSES – E NELES SÃO CRUELMENTE PERSEGUIDOS - PODERÃO TER QUESTIONADA A SUA POSSIBILIDADE DE SE REFUGIAR NO BRASIL, COM SEU DIREITO À INTEGRIDADE, PAZ E RECOMEÇO DA VIDA ASSEGURADOS.



A LUTA PELA NÃO-EXTRADIÇÃO DE CESARE BATTISTI DEVERIA SENSIBILIZAR E MOBILIZAR TODAS E TODOS AQUELES QUE RESISTIRAM E RESISTEM CONTRA A INJUSTIÇA E A VIOLÊNCIA DO ESTADO E DAS ELITES NO PASSADO E NO PRESENTE, EM TODOS OS PAÍSES DO MUNDO!!! SÓ CONSEGUIREMOS ENTENDER O QUÊ PASSAMOS EM NOSSO COTIDIANO, NAS PERIFERIAS E FAVELAS, NO CAMPO E NA CIDADE, SE FIZERMOS AS DEVIDAS PONTES HISTÓRICAS COM AS INJUSTIÇAS E VIOLÊNCIAS VIVIDAS EM OUTROS PERÍODOS HISTÓRICOS (QUE CRIARAM AS CONDIÇÕES PARA AS VIOLÊNCIAS DE HOJE), E EM OUTROS LUGARES E PAÍSES (QUE VIVEM SITUAÇÕES SEMELHANTES ÀS NOSSAS). SE NÃO LUTARMOS TOD@S JUNT@S CONTRA TOD@S ESTAS INJUSTIÇAS, NÃO TEREMOS FORÇAS SUFICIENTES PARA COMBATER AQUELAS VIVIDAS POR CADA UM DE NÓS!!! SE A JUSTIÇA NÃO FOR FEITA EM RELAÇÃO AO PASSADO, NÃO SERÁ POSSÍVEL CONQUISTÁ-LA NEM NO PRESENTE, MUITO MENOS NO FUTURO!



AS MÃES DE MAIO SEMPRE FORAM, E CONTINUARÃO SENDO, SOLIDÁRIAS À LUTA PELO DIREITO À MEMÓRIA, À VERDADE E À JUSTIÇA DE TOD@S @S PERSEGUID@S E PRES@S POLÍTIC@S DO ESTADO BRASILEIRO: DESDE @S INDÍGENAS MASSACRAD@S, @S AFRICAN@S ESCRAVIZAD@S, OS CAMPONESES E CAMPONESAS EXPULSAS DE SUAS TERRAS E ASSASSINAD@S, @S OPERÁRI@S EXPLORAD@S, AS VÍTIMAS E PARENTES DE PRES@S E PERSEGUID@S POLÍTICOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR, E A@S MILHARES DE PRES@S POLÍTIC@S ATUAIS DO ESTADO BRASILEIRO, EM SUA MAIORIA NEGRA E POBRE DAS PERIFERIAS E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS! NAS FOTOS QUE SEGUEM EM ANEXO, NÓS - MÃES DE MAIO - ESTAMOS PARTICIPANDO DE MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA JUNTO A@S FAMILIARES E EX-PRES@S E PERSEGUID@S POLÍTIC@S DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA, E PELA LIBERDADE DE CESARE BATTISTI.



A LUTA PELA VIDA E PELA LIBERDADE DE CESARE TAMBÉM É UMA LUTA DE TOD@S NÓS!!! AINDA É POSSÍVEL REVERTER MAIS ESTA DECISÃO CONSERVADORA DO JUDICIÁRIO, E PRESSIONAR O PRESIDENTE LULA PARA QUE MANTENHA A DETERMINAÇÃO DO MINISTRO TARSO GENRO: LIBERTE BATTISTI IMEDIATAMENTE E ASSEGURE SUA INTEGRIDADE E MÍNIMA DIGNIDADE AQUI NO PAÍS.



ESSA LUTA DEPENDE MUITO DE NÓS, E TEM UM GRANDE SIGNIFICADO DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL!!!



TODA SOLIDARIEDADE A CESARE BATTISTI E A TOD@S @S PRES@S E PERSEGUID@S POLÍTICOS DE ONTEM E DE HOJE, VÍTIMAS DO ESTADO BRASILEIRO E DOS OUTROS ESTADOS AUTORITÁRIOS!!!



ONTEM FORAM ELES, HOJE SOMOS NÓS, AMANHÃ DEVERÁ SER VOCÊ: SE NÃO LUTARMOS JUNTOS!!!



MÃES DE MAIO



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim