quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Professores Mortos

Original Message -----
From: Egon Heck
Sent: Wednesday, November 04, 2009 4:31 PM
Subject: Professores Guarani foram assassinados



Companheiros(as)

Enquanto vão chegando informações sobre o brutal assassinato dos dois professores, pais e familiares na área são às vezes os que são informados a partir de pessoas em contato com instituições ou meios de informação que vão descrevendo os detalhes do acontecimento.

Não nos resta apenas a indignação, mas a corajosa ação para por fim a essa barbárie.

Abraços

Egon


Professores Guarani foram assassinados





“A gente não tem mais o que esperar. Depois de cinco dias e cinco noites a gente mesmo vai ao local tentar encontrar nossos professores. Não é só os parentes que estão muito preocupados. Toda a comunidade de Pirajuí ( quse três mil indígenas) estamos preocupados e vamos tomar providencias. Estamos reunidos dia e noite. Que as autoridades acompanhem. Tem que morrer mais dois ou três pra nois ter um pedacinho de terra?” Pergunta uma das lideranças do grupo.


Visivelmente revoltados e preocupados com o silêncio e nenhuma informação a respeito dos professores Guarani Rolindo Véra – 23 anos, filho de Catalino e cilda Gimenes Vera, e Genivaldo Véra, filio de Bernando e Francisca Véra, 22 anos, os indígenas, em meio à angustiante situação, buscam organizar ações na perspectiva de localizar os professores. A cada hora que passa mais cresce o temor de que tenham sido assassinados. Bernando,pai de um dos professores, que mal consegue falar em algo em português, disse que não conseguiria falar a respeito, pediu que outra liderança contasse o que estão sentindo neste momento.


A polícia federal já está há três dias na região, buscando informações sobre os professores desaparecidos e autores das violências contra os índios.


Fazendeiro foragido


Conforme informações da região, o fazendeiro da fazenda São Luiz, Firmino Escobar, onde se localiza o tekoha Ypo’i, evadiu-se. Como cresce a hipótese de assassinato dos dois professores, certamente a consciência dos responsáveis deve ter pesado, dando lugar à fuga. Conforme os indígenas ele já teria retirado todas as suas coisas da fazenda.


Indígenas das aldeias de Jaguapiré e Sassoró, município de Tacuru, estão a caminho da aldeia Pirajuí para ajudar na busca dos professores desaparecidos. Igualmente os da aldeia de Amambaí. Juntos procuram notícias sobre os desaparecidos.


Notícias sobre os corpos encontrados.


A partir do inicio da tarde começaram a chegar as informações de que os corpos dos dois professores indígenas foram encontrados. Apesar de não se dispor de informações mais detalhadas é essa a lamentável informação. O pior. Não queríamos até há pouco acreditar nesta hipótese.


Esta confirmação demonstra a continuidade dessa guerra declarada contra os Guarani e Kaiowá no reconhecimento de suas terras. Não restam dúvidas quanto ao processo genocida em curso. Chama atenção o fato de jovens professores indígenas estarem sendo assassinados por lutarem pelo sagrado direito de seu povo à terra. Escrevem com letras de sangue seu compromisso com a vida e futuro de seu povo. Talvez o gesto heróico de Rolindo e Genivaldo seja o início de um processo de reconhecimento das terras Kaiowá Guarani. Que os responsáveis pela perpetuação desse conflito, pela não demarcação das terras, exigidas à 30 anos pelo Estatuto do índios e há 16 anos pela Constituição, sejam responsabilizados pelas centenas de vidas sacrificadas ao altar de um chamado “progresso”, que não verdade tem significado decreto de morte de povos, comunidades e lideranças indígenas.


Egon Heck

Cimi MS

Campo Grande, 4 de novembro de 2008








Egon Dionisio Heck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim