quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Há Três Anos o Mundo era do Inter


Há três anos o Inter conquistava o Mundial
Colorado venceu o Barcelona por 1 a 0, com gol de Adriano Gabiru

Há três anos o Inter conquistava o Mundial de Clubes
Crédito: Toru Yamanaka/AFP
Há exatos três anos o Inter conquistava pela primeira vez o mundo. O Colorado chegou à final do Mundial de Clubes Fifa após vencer por 2 a 1 o Al-Ahaly, do Egito, e enfrentou nada menos que o Barcelona, um dos melhores clubes do mundo. No Estádio em Yokohama, no Japão, um time gaúcho duelava contra a equipe de um gaúcho, o Ronaldinho, que subestimou a força do Inter em campo. E foi pelos pés de Adriano Gabiru que o time venceu por 1 a 0 e garantiu o primeiro título mundial.

Seis times disputaram a cobiçada taça no Japão, na terceira edição do Mundial da Fifa. A estreia colorada foi no dia 13 de dezembro, em Tóquio, contra o Al-Ahly (Egito). E foi a garotada que colocou o time de Abel Braga na decisão inédita. Com gols de Alexandre Pato e Luiz Adriano, jogadores formados nas categorias de base, o Internacional venceu a equipe egípcia por 2 a 1 e avançou para a final do Mundial de Clubes da Fifa.

O adversário era o badalado Barcelona, o maior desafio da história colorada. Em Yokohama, no Japão, do outro lado do planeta, a cerca de 20 mil quilômetros do Beira-Rio, os colorados comandados por Abel Braga, campeões da América, enfrentavam o Barcelona, campeão europeu recheado de jogadores famosos e apontado pela imprensa como favorito ao título. Naquele dia 17 de dezembro de 2006, o Inter conseguiu passar por cima deste favoritismo adversário e marcar sua história.

A motivação de todos na delegação colorada no Japão foi proporcional ao tamanho do desafio. “É um momento único. A camisa do Inter é a camisa da minha seleção. E essa é a minha Copa do Mundo”, enalteceu o capitão Fernandão na época, uma das grandes lideranças coloradas.

O jogo foi totalmente intenso com grande dedicação tática por parte do Inter, que marcava bem e investia em saídas rápidas contra a defesa espanhola. O primeiro tempo terminou sem gols. A segunda etapa teve um ritmo menor. Os treinadores de ambas as equipes promoveram alterações no intervalo do jogo, mas a mais determinante delas ocorreria somente aos 30 minutos. Fernandão deu lugar a Adriano Gabiru. Apenas seis minutos foram o suficiente para o meia fazer o gol mais importante da história do Internacional. Aos 36, Iarley fez grande jogada pelo meio e lançou Adriano, que, livre dentro da grande área, chutou na saída do goleiro Valdes para abrir o placar. Com inteligência, o time de Abel Braga administrou a partida até o apito final do árbitro.

O feito pode se repetir em 2010, ano em que o Inter disputará a Copa Libertadores. Por coincidência, neste ano também será realizada a Copa do Mundo, na África do Sul, o mesmo que ocorreu em 2006, quando a competição foi promovida na Alemanha. Detalhe ou não, o Inter vai em busca do bi da América e do bi do mundo.

FICHA TÉCNICA:

Inter: Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex (Vargas) e Fernandão (Adriano); Alexandre Pato (Luiz Adriano) e Iarley. Técnico: Abel Braga.

Barcelona: Valdes; Zambrotta (Beletti), Márquez, Puyol e Van Bronckhorst; Motta (Xavi), Iniesta e Deco; Giuly, Gudjohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho. Técnico: Frank Rijkaard.

Gol: Adriano (I), aos 36min do segundo tempo. Cartões amarelos: Índio, Iarley e Adriano (I); Motta (B).
Público: 67.128
Arbitragem: Carlos Batres (Guatemala), auxiliado por Carlos Pastrana (Honduras) e Leonel Leal (Costa Rica)
Local: Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.

CONFIRA A EDIÇÃO ESPECIAL DO CORREIO DO POVO CLICANDO AQUI

CAPA DO JORNAL NO DIA 18/12/2006

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim