quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mudança Climática

Mudança climática causará 1 bi de migrações
Reuters
Quarta-feira, 09 de dezembro de 2009 - 09h38
GENEBRA- A mudança climática deve levar até 1 bilhão de pessoas a deixaremsuas casas nas próximas quatro décadas, disse um estudo divulgado ontempela Organização Internacional para a Migração (OIM).

Orelatório, lançado no segundo dia da conferência climática da ONU emCopenhague, estima que 20 milhões de pessoas já ficaram desabrigadas nasemana passada por causa de desastres naturais, que devem se agravardevido à mudança climática.

O texto alertaque poucos "refugiados climáticos" têm condições de deixar seus paísespara tentar a vida em lugares mais ricos. O que ocorre, na verdade, éque eles se deslocam para cidades já superpopuladas, aumentando apressão sobre países pobres.

"Além da lutaimediata diante do desastre, a migração pode não ser uma opção para osgrupos mais pobres e vulneráveis", disse o texto.

"Em geral, os países esperam gerir internamente a migração ambiental, àexceção de pequenos Estados insulares, nos quais em alguns casos (oaquecimento) já levou ao desaparecimento de algumas ilhas sob a água,forçando a migração internacional."


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim