quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Operação Papai Noel

Brigada Militar lança Operação Papai Noel em todo o RS
10/12/2009 12:37


Nesta quinta-feira (10/12), acontece o lançamento da Operação Papai Noel em todo o Rio Grande do Sul, sendo que a solenidade oficial da Brigada Militar aconteceu às 10h30min, no Largo Glênio Peres, localizado em frente ao Mercado Público da Capital.

A Operação Papai Noel busca garantir a normalidade e a tranquilidade relativa em todos os setores e eventos públicos decorrentes das festas de final de ano, estendendo-se até 04 de janeiro. Tradicionalmente, no período natalino, ocorre grande movimentação de pessoas em áreas comerciais, com aumento considerável na circulação de dinheiro, sendo que na Capital há acréscimo de 30% de público.

A Brigada Militar, com o esforço máximo de todos os seus integrantes, desenvolve ações e operações de polícia ostensiva e preventiva, visando garantir a segurança da população. Em todo Estado a Corporação irá empregar quatro mil policiais militares na Operação Papai Noel, sendo que na Capital, o CPC receberá um reforço de mil policiais militares.

Além do efetivo orgânico dos batalhões de Polícia Militar que detêm responsabilidade territorial, haverá a participação dos batalhões de Operações Especiais, do Policiamento Montado, do Batalhão Reserva composto pelo efetivo administrativo, dos pelotões Especiais de Motociclistas, dos pelotões de Operações Especiais e das Patrulhas Especiais.

Tal operação tem por objetivo reduzir e evitar os assaltos a pedestres e estabelecimentos comerciais nesta época do ano, com maior circulação de dinheiro e de pessoas. No lançamento foram distribuídos cartazes e panfletos com dicas de prevenção e a Brigada Militar está disponibilizando dicas de segurança e prevenção a crimes em sua página na internet (www.brigadamilitar.rs.gov.br). Os panfletos serão distribuídos em pontos de grande circulação de público em todo RS. Desta forma, a Brigada Militar contribuirá para um final de ano mais tranqüilo e seguro para nossa sociedade.

Destacam-se também os seguintes lançamentos: na Operação Papai Noel em Bento Gonçalves, o 3º BPAT difundirá a Operação, às 15h, na Praça Centenário. Em São Leopoldo, às 16h30min, o evento acontecerá sob a coordenação do 25º BPM, na frente do Banrisul (rua independência com Presidente Roosevelt), sendo que a Brigada Militar receberá quatro motos do CDL.

Em Alvorada, o 24º BPM em parceria com o Sindilojas, a Acial e a Prefeitura farão a abertura da Operação, às 17h30min, próximo à parada 47 ao longo da Avenida Presidente Getulio Vargas. Em Cachoeirinha, o 26º BPM fará o lançamento da Operação às 18h na sede do batalhão. Em Pelotas, o 4º BPM fará o lançamento, às 18h30min, no largo do Mercado Público da cidade.

OPERAÇÃO PAPAI NOEL

Constitui-se em atividade especial, orientada pela dinamicidade, mobilidade e, especialmente, visibilidade, baseada na intensificação da presença da atividade policial e no aumento de operações específicas.

Contatos e programas característicos de policiamento comunitário, em locais e horários de concentração de pessoas, quando pelas circunstâncias especiais deste período do ano, principalmente no centro da capital e zonas de concentração de comércio esparsas, aumentam a probabilidade de ocorrer eventos que interferem ou agridem a tranqüilidade individual e coletiva.

Visa a evitar o aumento e manter sob controle as ocorrências policiais relacionadas a delitos contra a pessoa e contra o patrimônio na época de festas natalinas e de fim de ano, preservando-se a ordem e a tranqüilidade públicas. Abrange, ainda, a atenção aos diversos segmentos comerciais e de serviços, tais como: shopping centers, joalherias, farmácias, agências bancárias e lotéricas, comércio lojista em geral, transportes coletivos (lotação, ônibus, táxis, metrô, a própria estação rodoviária e o aeroporto), postos de abastecimento de combustíveis, etc.

Estabelece rede de informações operacionais através da conjugação dos esforços, de prevenção e preservação da ordem pública, junto aos chefes de seguranças, elementos de vigilância e outros que, empregados no comércio nesta época do ano, podem ser bem orientados a colaborar com informações, dentre outras providências.

Disponibiliza para o comércio, em geral, números de telefones operacionais das guarnições de serviço que dispuserem deste meio de comunicação.

Promove e participa, sempre que possível e dentro dos recursos disponíveis, de campanhas educativas e explicativas, procurando conscientizar a população acerca dos riscos existentes neste período do ano.

Fonte: Ascom/ BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim