quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Psol




EDITORIAL: A generosidade da mídia com os poderosos
Fundação Lauro Campos
"Sarney pede desculpas por informação errada sobre auxílio-moradia" foi o título na Folha de S.Paulo. "Sarney vai devolver auxílio-moradia" foi o título no O Globo. Bonito. Que íntegro homem público o presidente do Senado, ultimamente voltado a denunciar a "ditadura" na Venezuela, ele que se locupletou com duas décadas de absoluta servidão à ditadura consequente do golpe contra João Goulart, em 1964...
Deve ser íntegro, porque durante dois anos vinha recebendo, sem ter direito - principalmente nos últimos meses, quando, para além da própria residência em Brasilia, ainda contava com as mordomias infindáveis do palacete destinado ao presidente da Casa - R$ 3.800 reais a mais do que lhe confere o contracheque de Senador, "sem saber".

Leia mais...

Protógenes x Mazloum, com quem você fica?
Milton Temer
Semana passada, o ínclito juiz Ali Mazloum, em São Paulo, resolveu aceitar denúncia por supostas irregularidades, e transformou o delegado em réu do processo em que ele, a partir das investigações da Operação Satiagraha, reuniu as provas que levaram o megaespeculador Daniel Dantas à condenação por uma sequência de crimes contra a Receita, para além de formação de quadrilha. Provas que permitiram a cortes de Justiça, em vários países, determinar o bloqueio de suas contas no exterior.
Leia mais...

Sobre a CPI da Petrobras
Edilson Silva
Mentiras, meias verdades e muita hipocrisia rondam ambos os pólos siameses que se debatem neste momento em torno da CPI da Petrobrás, aprovada no senado. Dizer que a turma do DEM e PSDB, com o apoio implícito do PMDB, está interessada em ética na administração da Petrobras é motivo de riso. Por outro lado, dizer que a turma do PT quer defender a empresa contra a privatização seria motivo de gargalhada, não fosse a tragédia que a situação encerra para o futuro do país.
Leia mais...

Além das questões econômicas
Luiz Araújo
No primeiro número do Boletim Na Medida, do INEP, li atentamente o artigo intitulado "Questão racial na escola: além das questões econômicas?". Neste texto os pesquisadores do INEP refletem sobre um tema que ocupa espaço na literatura especializada e possui desdobramentos no debate de formato das políticas públicas afirmativas em nosso país.

Leia mais...

Esboço para uma arqueologia da crise
André de Almeida
O noticiário e as colunas econômicas têm sido tomados recentemente por palavras como: ganância, irresponsabilidade, imprudência, alavancagem, risco sistêmico, ativos tóxicos, etc. Elas vieram substituir o que até então era: empreendedorismo, competição, eficiência, inovação, instrumentos de diluição de risco, "produtos" financeiros sofisticados, etc. A diferença na carga valorativa dos campos semânticos de cada um destes conjuntos de palavras não se refere, entretanto, a diferentes realidades objetivas, mas a uma mesma realidade experimentando o seu desenvolvimento histórico.
Leia mais...

Entendendo a "Guerra de Longa Duração" dos EUA
Tom Hayden
O Iraque é apenas um front imediato, com o Afeganistão e o Paquistão sendo fronts expandidos, numa única guerra maior, do Oriente Médio ao Sul da Ásia. No lugar de pensar no Iraque como o Vietnã, uma guerra que definitivamente acabou, é melhor pensar no Iraque como um atraso ou um impasse num campo de batalha mais amplo, no qual a vitória ou a derrota são dolorosamente duras para definir, ao longo de um intervalo de tempo de cinco décadas.
Leia mais...

Camponeses são expulsos do Alto da Paz
Fundação Lauro Campos
O município de Araguatins fica na porção ocidental do estado do Tocantins, reconhecido como estado da federação em outubro de 1988, há pouco menos de 21 anos. No entanto a região é palco de conflitos agrários há décadas. Em menos de cinco anos, apenas na localidade onde se concentra o latifúndio Santo Hilário, foram feitas três denúncias graves: uma de trabalho escravo e duas ações violentas de bandos de pistoleiros a mando do latifúndio que aterrorizaram as famílias camponesas. A mais recente no dia 2 de abril.

Leia mais...

Os desafios da indignação necessária
Paulo Henrique Costa Mattos
A Arte é capaz de nos alertar sobre os traços fortes do horror da capacidade humana para a barbárie e a crueldade. Mas também às vezes parece insuficiente para dar conta da bestialidade angustiante e perturbadora de alguns fenômenos sociais e crimes praticados contra a humanidade. Nesse momento a História deve procurar aliar-se a Arte para juntas registrarem a bestialidade humana e o combate necessário a sua superação.

Leia mais...

Sob o patrocínio das empreiteiras
Chico Alencar
A República brasileira está no banco dos réus e o júri é a população. Com quase 120 anos, esta jovem senhora já foi oligárquica, militarista e liberal-democrática, como agora. Entre avanços e recuos, evoluiu, sim, mas está debilitada por um profundo desgaste da representação política e do próprio espírito republicano. A política, na percepção popular, é o espaço da esperteza. E das "carreiras": mais que nos aviões, no alpinismo do poder. Muitos agentes públicos, em suas práticas, confirmam isso.
Leia mais...

Lista flexível, uma proposta para sair do impasse
Léo Lince
A reforma política, a julgar pelo noticiário da semana, voltou para o seu habitat natural: o patamar do impasse. Todos se dizem entusiastas da reforma: ministros de alto coturno, dirigentes dos principais partidos, próceres destacados da situação e da oposição, além do próprio presidente da Republica, que declara por ela superlativo apreço: "a mãe de todas as reformas". No entanto, um paradoxo: basta entrar na pauta de votação do Congresso Nacional para que o assunto, por algum misterioso motivo, seja remetido para além da linha do horizonte. Não dá outra.

Leia mais...

Outros Artigos
•O trabalho é um inferno: histórias da classe operária de nossos dias
•Homenagem ao general chileno Carlos Prats, 35 anos depois do seu assassinato
•Um antigo detido argelino conta sobre Guantânamo
•Alcançar o impostergável
•Com ética e sem vestais

2° Congresso Nacional do PSOL
•O site do Congresso já está no ar
•Dia 15 de julho é o prazo para envio de contribuição congressual
•Vale o número de votantes
•Prazo para realizar plenárias municipais se encerra em 30 de junho
•Esclarecimento a respeito do quórum para eleição de delegados


Por favor, não responda a esta mensagem.
Para entrar em contato, acesse:
www.socialismo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim