quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Quadrilha Desarticulada

Polícia Civil desarticula quadrilha de roubos em bancos e de cargas
23/12/2009 14:02


A Polícia Civil desarticulou nesta quarta-feira (23/12) uma quadrilha suspeita de assaltar clientes na saída de bancos da Região Metropolitana, além de roubar cargas. As informações foram dadas pelos delegados Ranolfo Vieira Júnior, diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e Juliano Ferreira, da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (DR), durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira na sede do Deic, em Porto Alegre. Durante a coletiva, o delegado Ranolfo apresentou um balanço das operações realizadas pelo Departamento durante 2009. Segundo o delegado, foram 47 grandes operações, que resultaram na prisão de 727 indivíduos.

A Operação Caravaggio II é a 47ª operação do Deic neste ano. A ação, comandada pelo delegado Ranolfo, diretor do Deic, teve início às 5h30min e resultou na prisão de 12 indivíduos, com idades entre 21 e 52 anos. A investigação, a cargo do delegado Juliano, da DR, teve início há um ano e três meses, logo após a Operação Caravaggio I. Na ocasião 25 pessoas foram presas pelo mesmo tipo de crime.
O nome da Operação, segundo o delegado Ranolfo, se refere à padroeira dos motoqueiros – Nossa Senhora do Caravaggio – pois a maioria dos crimes era praticada com o uso de motos. Foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 35 de busca e apreensão em Porto Alegre, Cachoeirinha e, principalmente, em Canoas.

O grupo também é suspeito de estar envolvido com roubos de carga e sequestro relâmpago. Entre os presos estão duas mulheres - que trabalhavam como olheiras repassando informações de clientes – e dois vigias, sendo que um trabalhava dentro de agências bancárias e outro, em uma empresa de transporte de cargas. O líder da quadrilha – um homem, de 38 anos, com antecedentes por assaltos a pedestres e roubos a bancos – também foi preso durante a ação.

Com os indivíduos a polícia apreendeu quatro pistolas 380, de uso proibido, cocaína em pequenas porções, uma pedra grande de crack, munições de diversos calibres, inclusive de uso restrito, dois coletes à prova de balas, touca ninja, celulares, uma caixa com cerca de 500 miguelitos, cadernos com anotações e cerca de 20 mil reais em dinheiro.

Os indivíduos deverão ser indiciados por assalto, roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. Os homens serão conduzidos ao Presídio Central e as mulheres, à Penitenciária Feminina Madre Pelletier, onde ficarão à disposição da Polícia. Participaram da ação seis equipes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), seis equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) do Departamento de Polícia Metropolitana, além de uma equipe de cada delegacia distrital, totalizando 189 agentes e três delegados.

DEIC PRENDE 727 SUSPEITOS EM 2009

De acordo com o delegado Ranolfo, durante o ano foram realizadas outras operações importantes, média de uma por semana. A destacar, na Delegacia de Roubos, além da ação desta quarta-feira, as Operações Curinga e Aldeia; na Delegacia de Roubo de Cargas, Mercado Paralelo; na Delegacia de Roubo de Veículos, Operações Tentação e Classificados; na Delegacia do Consumidor, Operações Bomba Limpa I e II; na Delegacia de Capturas, Operação China; na Delegacia Fazendária, Operações Precatório e Padroeira; na Delegacia de Fios e Cabos, Operação Receptor I e II.

Finalmente na Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, a Operação Cascata, além da resolução de homicídios com complexa investigação e redução deste tipo de crime na Capital, tendo sido remetidos ao Poder Judiciário de Porto Alegre mais de mil Inquéritos Policiais (IP).

Fonte: Ascom/ PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim