terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sindicato dos Jornalistas do RS




Atividade de repórter cinematográfico é função de jornalista

Essa foi a definição do acordo firmado entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do RS e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul, em audiência mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS. O ato ocorreu no dia 24 de novembro de 2009, sendo firmado pelos presidentes José Maria Rodrigues Nunes Sindicato dos Jornalistas, Antônio Edison Peres Sindicato dos Radialistas, além do advogado do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul, Jorge Santánna Bopp. Ainda estiveram representados o advogado do Sindjors, Antonio Carlos Porto Júnior e o repórter cinematográfico, Dagoberto Rocha.

As três entidades chegaram num acordo, determinando a retirada dos termos cinegrafista e auxiliar de cinegrafista do acordo coletivo da categoria dos radialistas, pois estas funções são inexistentes, o que existe é a função de operador de câmara de unidade portatil externa. Com isto, os profissionais que atuam como repórter cinematográfico, devem, a partir de agora, ser contratados como jornalistas, recebendo o piso dos mesmos.

Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org.br/

Livro de Daniel foi reeditado

Um dos principais líderes da história da luta pela democratização da comunicação no Brasil, o jornalista Daniel Herz, foi homenageado durante a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em Brasília. No encontro nacional também foi relançado A História Secreta da Rede Globo, livro de autoria de Herz que se tornou referência em todo o País.


Também conta com o posfácio do jornalista e professor Celso Augusto Schröder e do professor de história Nilo Castro.

Já está nas bancas e livrarias.




Estudantes de comunicação participarão da Cobrecos



Os estudantes da comunicação que participam do núcleo de estudantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, irão para o Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social - Cobrecos, em São Paulo. O evento acontece de 16 a 23 de janeiro de 2010, na PUCSP.

Uma delegação do RS se fará presente através de seis (6) delegados e quatro (4) observadores. Lá serão discutidas questões como as resoluções da executiva da Enecos e o debate do diploma.




Presidente Nunes, os estudantes:
Luiz Gustavo, Raíssa e Fernanda (esq p/direita)




Veja mais http://www.jornalistas-rs.org.br/ >>











































"Sarau dos jornalistas"


No dia 22 aconteceu o workshop, com o professor e advogado, Luiz Adolfo, doutor em Direito Autoral e jornalista e advogado Marcos Chagas, diretor do Sindicato, falou sobre a Cartilha Jornalista é Autor!, da Apijor.


Os convidados se mostraram muito receptivos ao debate e satisfeitos com o evento, mesmo às vésperas de natal, conforme falou o fotógrafo Carlos Stein.





Após o Sarau, aconteceu um jantar de confraternização.




Moção de Repúdio pela decisão do Supremo


Na sessão plenária do dia 9 de dezembro de 2009, a vereadora de Porto Alegre, Sofia Cavedon, encaminhou a Moção de Repúdio pela decisão do Supremo Tribunal Federal de extinguir a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão, que foi aprovada pelo legislativo da Câmra de Vereadores de Porto Alegre.
Veja mais http://www.jornalistas-rs.org.br/ >>














Caso não visualize este e-mail adequadamente, acesse este link. Descadastre-se caso não queira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim