quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Boletim Sindicato dos Jornalistas do RS




Porto Alegre,
15 de janeiro de 2010

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
http://www.jornalistas-rs.org. br/



Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes
web@jornalistasrs.brte.com.br




Emissão de Carteiras dos Jornalistas







Em função de decisões do Ministério do Trabalho e Emprego e da direção Executiva da FENAJ, relativas a registros profissionais e emissão de carteiras, seguem algumas informações, alguns esclarecimentos e encaminhamentos:


Carteiras Jornalistas


Novos valores (a partir de 18.01.2010):



Nacionais R$
validade 3 (três) anos

Internacionais €
Jornalista sindicalizado em dia
75,00
40,00 Euros

Sindicalizado inadimplente

150,00 80,00 Euros

Não sindicalizado

300,00

--------------------------------------------------------------------------------














Mais informações entre em contato com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS nos fones:

51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735 ou no endereço Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar - Porto Alegre - RS - 90020-008

http://www.jornalistas-rs.org.br/





RS volta a centralizar os debates
sobre um novo mundo possível

Ao retornar depois de cinco anos longe do Estado, o Fórum Social Mundial vai movimentar a capital gaúcha e diversas cidades da Região Metropolitana (Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí) de 25 a 29 de
janeiro, além de Santa Maria e Bento Gonçalves nos dias 22, 23 e 24 de janeiro. No ano em que celebra 10 anos de seu processo, o FSM acontecerá de forma descentralizada, também nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pará, além de vários eventos ao redor do mundo ao longo de 2010. As atividades do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre serão o pontapé inicial destas ações, que culminarão em 2011 no Fórum Social Mundial de Dakar (Senegal, África), este sim o próximo evento centralizado.
As inscrições para as atividades podem ser realizadas pelo site (www.fsm10.org).
Já estão confirmadas as mesas e alguns nomes de palestrantes do Seminário
Internacional 10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível?, que acontecerá dentro da programação do FSM 2010. Entre os nomes já confirmados estão Boaventura de Souza Santos (Portugal), David Harvey (EUA), Francisco Whitaker (Brasil), João Pedro Stédile (Brasil), Diana Senghor (Senegal), Immanuel Wallerstein (EUA), Samir Amin (Egito), Christophe Aguitton (França) e Virgínia Vargas (Peru).


O u t r o s eventos ocorrerão na região no mesmo período. De 22 a 29 de
janeiro, será realizado, em Santa Maria e em Canoas, o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária e, de 26 a 28, em São Leopoldo, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação.
As seis centrais sindicais brasileiras - CUT, CTB, FS, NCST, CGTB e UGT - realizarão uma conferência sobre práticas antissindicais no País no dia 27, às 14h, no auditório Dante barone, da Assembleia Legislativa.

Ministro Lupi rompe compromisso e edita norma que desrespeita a profissão

Apesar do compromisso assumido com a Federação Nacional dos Jornalistas e presidentes de Sindicatos da categoria, o Ministério do Trabalho resolveu editar, no final do ano passado, norma interna orientando as Secretarias Regionais do Trabalho no processo de registros de jornalistas. O processo é criticado pela Federação que reivindica nova audiência com o ministro Carlos Lupi para tratar do assunto.

Segundo informação do dia 11/01, esta é a posição oficial do Ministério, embora possa não ser a definitiva. "A norma do MTE segue os fundamentos do acórdão do STF e cria a situação absurda e inaceitável de registros de menores, analfabetos e, até mesmo, criminosos", critica o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, acentuando que a emissão de registros para não diplomados segue o critério zero. "O ministro do Trabalho seguiu literalmente as posições estapafúrdias do ministro Gilmar Mendes que acha que para ser jornalista, basta estar vivo", protesta.

FENAJ manifesta apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos





Em nota emitida nesta segunda-feira (11/01), a FENAJ manifestou apoio ao 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3). Lançado no final de dezembro de 2009, através de decreto presidencial, o programa, que prevê a revisão da Lei de Anistia, a criação de marco regulatório para a comunicação no País e condições para a renovação de outorgas dos serviços de radiodifusão, vem provocando polêmicas.

Atacado por entidades empresariais, o programa gerou divergências dentro do próprio governo federal. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e comandantes militares, rebelaram-se contra a proposta de criação de uma "Comissão da Verdade" para rever os crimes cometidos na ditadura militar e a legislação aprovada de 1964 a 1985 que fere os direitos humanos.

Já o secretário de Direitos Humanos da presidência da República, Paulo Vannuchi, sustentou que o plano foi elaborado com participação social e esteve exposto no site da Secretaria para críticas e sugestões durante todo o ano de 2009.
Leia mais:


http://www.fenaj.org.br/



Estudantes de comunicação participarão da Cobrecos
Evento acontece a partir deste sábado, em São Paulo

Sete estudantes de comunicação que participam do Núcleo de Estudantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, irão para o Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos), em São Paulo. O evento acontece a partir deste sábado, 16, e segue até o dia 23, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na ocasião, serão discutidas questões como as resoluções da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos) e o debate sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

A comissão gaúcha será representada por sete delegados. Entre eles, seis estudantes da PUC-RS e uma estudante do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria (Unifra), integrantes do Núcleo. Fernanda Nascimento, da PUC-RS, falou a Coletiva.net sobre o sentimento de representar o Estado em uma conferência nacional: “É a minha primeira conferência. Estamos todos muito empolgados. Acredito que com a mobilização dos estudantes, é possível reverter essa não-obrigatoriedade do nosso diploma”, conta. Os demais alunos, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) terão sua participação como observadores.

Leia mais:


http://www.coletiva.net
Um mutirão para debater a comunicação e a cultura solidária

Porto Alegre sediará, de 3 a 7 de fevereiro, o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe (Muticom). O encontro, que terá participação de 37 países, será realizado no Centro de eventos da PUC e tem como objetivo promover
espaços de diálogo sobre os processos de comunicação, à luz da cultura solidária, na construção de uma sociedade comprometida com a paz, a justiça e a liberdade.
Segundo o coordenador geral do Muticom, Marcelino Sivinski, o evento vem sendo preparado desde janeiro de 2008, através de subsídios, entrevistas, seminários, congressos, entre outras atividades.
O Muticom tem estado presente em diversos encontros, que vão desde fóruns de comunidades até a Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), onde marcou presença tanto em nível estadual como nacional.
O Muticom tem na programação, palestras e seminários abordando diferentes temas nas áreas de economia, política, ética, meios públicos, direito à comunicação, entre outros. O encontro será dividido em quatro grandes eixos,
apresentados nas conferências na parte da manhã. Estes temas, serão ampliados e debatidos mais profundamente nos seminários, oficinas, diálogos de práticas e outras atividades que acontecerão na parte da tarde. "Participam
como palestrantes reconhecidos intelectuais de renome internacional.
Mas o encontro também mostrar á experiências reais, que estão sendo feitas pelo Brasil afora e pelo continente, cujo resultado está transformando a vida das pessoas, pelas ações de comunicação, entendida no sentido mais amplo",
esclarece o coordenador geral do Mutirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim