quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Capão da Canoa

Brigada Militar simula atendimento a ocorrência com refém em Capão da Canoa
04/01/2010 16:30


Nesta terça-feira (5) em Capão da Canoa, será realizada pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Brigada Militar uma simulação de atendimento a ocorrência envolvendo refém. O evento acontece na esplanada defronte ao Baronda, a partir das 9h30min, com uma demonstração de vôo de observação tática pelo helicóptero do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA).

Às 10 horas será realizado o exercício de assalto tático que, pelas características de precisão e agilidade, não demorará mais do que 10 minutos. A simulação demonstrará uma ocorrência em que um criminoso toma um refém após tentativa frustrada de assalto a transporte coletivo. A Brigada Militar irá até o local do fato contando com viaturas de policiamento ostensivo para conter, isolar e estabilizar o cenário da crise, viaturas do Corpo de Bombeiros para resgate e combate a incêndio, equipes de apoio, de informações, o GATE e outros órgãos apoiadores. Após exaustivas negociações, constata-se que a alternativa mais indicada para a situação é o assalto tático com uso do GATE, para neutralizar a ação do criminoso e resgatar a vítima a integridade física preservada. O GATE fará o assalto tático com apoio de um atirador de precisão, estrategicamente postado em local elevado e com boa visão do local da crise, para prestar a segurança da equipe durante a aproximação do veículo, e também em condições de fazer um disparo de precisão, se necessário. Para o exercício, serão utilizadas táticas e técnicas baseadas nas mais modernas doutrinas nacionais e internacionais de atendimento a ocorrências de crises, onde exista grave ameaça à vida e à perturbação da ordem pública.

O exercício têm o objetivo de demonstrar o preparo do efetivo da Brigada Militar para o atendimento de ocorrências de alto risco, no litoral e em todo Estado.

Fonte: PM5-Imprensa/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim