terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Obra Fantasma

A Usina de Pai-Querê, projetada para o rio Pelotas (Bom Jesus/Lages) não está em obras, não foi iniciada e ao que sabemos não tem licença ambiental.



A exigência de "corredor ecológico de 770 km2", rejeitada pela região, "empacou a hidrelétrica".



Compromissos do empreendedor da BARRA GRANDE (o mesmo da PAI-QUERÊ), não honrados com a região, comprometem a credibilidade do projeto.



Lamento que a fonte do jornalista Marcelo Gonzatto, tenha gerado a informação equivocada, no levantamento do Jornal ZH (03.01.2010, página 5).



FRANCISCO APPIO, Deputado Estadual da Região, não acredita no sucesso da obra, se não passar pela discussão com moradores de Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Lages e dezenas de cidades catarinenses que sofrerão com o impacto ambiental.



Orçada em quase 1 bilhão de reais, será construída pelo mesmo Consórcio que ergueu a barragem da Barra Grande (Pinhal da Serra/Anita Garibaldi) no Rio Pelotas.



Pequenas compensações foram realizadas pela empresa, que ficou devendo um "projeto de desenvolvimento regional", ligação asfáltica da RS456 e o tratamento das águas dos riachos Uruguaizinho e Carazinho (Vacaria), exigidos nas Audiências Públicas.



Com o ex-vice prefeito Romeu Biazus, apresentei a Emenda do "tratamento das águas" que não foi implantado.



Prevista para gerar 292 megawatts, PAI-QUERÊ é pequena, comparada com a Usina Foz do Chapecó, no rio Uruguai, divisa com o município gaúcho de Alpestre, com 855 megawatts.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim