quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Artesanato da Serra Gaúcha

Olá comunicadores

Seguem informações sobre o lançamento da Coleção Videiras (Projeto Artesanato da Serra Gaúcha), que acontece na sexta-feira, 19 de fevereiro, na Festa da Uva. Agradeço a atenção de todos e espero contar com sua presença no lançamento das mais de 50 peças exclusivas produzidas por artesãos de dez cidades da região.

Cassius André Fanti

Jornalista (Reg. Prof. 9.727)

cafanti@f2pro.com.br

(54) 8135 3655






Sebrae-RS e Atuaserra lançam coleção de artesanato da região Uva e Vinho

Artesãos de dez cidades apresentam, durante a Festa da Uva, peças exclusivas com traços típicos



A Região da Uva e Vinho tem mais um motivo para encher os olhos dos turistas que a visitam e tornar-se referência por suas tradições. Uma ação conjunta entre Sebrae-RS, Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e artesãos de dez cidades resultou na Coleção Videiras, integrando o projeto de artesanato da Serra Gaúcha.

Inspirada nos parreirais dos municípios da Região, a coleção traz produtos como embalagens para garrafa de vinho, aventais, cachecóis, bolsas, almofadas, eco bags, quadros decorativos e porta copos. No total são mais de 50 itens exclusivos. A folha de parreira foi escolhida como símbolo padrão da coleção e estampa as peças, que poderão ser encontrados preferencialmente nas vinícolas e pontos turísticos da Serra Gaúcha.

O lançamento da coleção, com a apresentação dos produtos que a compõem, acontece na sexta-feira, 19 de fevereiro, às 18h30min, fazendo parte da programação da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A cerimônia será realizada no Pavilhão 1 e contará também com uma mostra de produtos típicos da Região.

Cantada em prosa e verso por suas características culturais, gastronômicas, climáticas, paisagísticas, aliada a essência da tradição dos descendentes de imigrantes italianos, a Serra Gaúcha transformou-se em um pólo vitivinícola e turístico do Brasil. Essa união de peculiaridades, organizada e dirigida a um projeto coletivo, fez com que o artesanato da Região Uva e Vinho começasse a sair do anonimato.

Conforme a gestora de projetos de turismo do Sebrae-RS, Luciana Silveira Thomé, durante todo o ano de 2010 os grupos de artesanato terão acompanhamento técnico de consultores que também auxiliaram na concepção e na produção das peças. “A partir de agora o trabalho sofre pequenos ajustes de adequação ao mercado”, explica. A diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, diz que além de valorizar uma característica regional, a Coleção Videiras integra um grande projeto de valor humano.



Plano de Ação definiu coleção

A Coleção Videiras (Região Uva e Vinho) integra a série de artesanato da Serra Gaúcha, composto também pelas coleções Araucária e Hortênsias. Um plano de ação, desenvolvido entre setembro e dezembro, definiu os detalhes de diagnóstico, organização, definição e criação das peças.

Um consultor do Sebrae-RS, sob orientação da Atuaserra, visitou os municípios para a realização dos diagnósticos através de fichas técnicas. Após a seleção dos artesãos e da definição dos parceiros que participaram do projeto, foi desenvolvida uma Oficina de Criação, que contou também com uma consultoria em design. Os participantes receberam capacitação para formação de preços, comercialização e vendas.



As peças

Com mais de 50 itens, a coleção é simbolizada pelos saberes e fazeres dos Artesãos da Uva e Vinho. Descendentes da cultura de imigração Italiana construíram os modos de fazer e os traduziram em habilidades manuais retratadas na arquitetura em pedra, madeira, cerâmica, palha de milho, tecidos.

A Coleção Videiras é composta por:

Abridores de garrafa

Almofadas

Aventais

Bandejas

Bolsas

Bonecos de pano

Cachecóis

Cestas

Cobra para porta

Guardanapo

Jogo americano

Paneiras

Pano de prato

Pegador de panela

Petisqueira

Porta copos

Porta garrafas

Porta utensílios para vinho

Sacola

Suportes para travessas e potes

Tapete

Toalha para lavabo




--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim