quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Comissão de Saúde


Fotos: Antonio Grzybovski



Comissão de Saúde e Meio Ambiente lança campanha em defesa da vida




Em defesa da vida, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), realizou nesta quarta-feira (10) a primeira reunião ordinária de 2010. A presença de dez deputados garantiu a aprovação de dois pedidos de audiência pública, sendo que um deles, apresentado pelo deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB), requer o debate sobre o projeto 219\2009 de autoria do deputado Gilmar Sossella que dispõe sobre a criação e funcionamento dos Conselhos Regionais de Saúde.



EM DEFESA DA VIDA

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella apresentou o plano de ação da comissão para 2010. Sob o slogam “Em defesa da vida”, a comissão vai ampliar as ações e executar campanhas voltadas à promoção da saúde e a preservação de todas as formas de vida.



TRÂNSITO SEGURO, SEM ÁLCOOL

Campanha de conscientização de condutores, em conjunto com a imprensa e Detran. Visa sensibilizar a população, especialmente os motoristas para: Se beber não dirija - trânsito seguro é uma ação importante em defesa da vida.



DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS HUMANOS
Objetiva sensibilizar a população da importância da doação de órgãos e tecidos em defesa da vida, bem como articular a rede pública no sentido de dar maior agilidade a coleta, translado e aproveitamento dos órgãos e tecidos doados.



DOAÇÃO DE SANGUE
Através de ações efetivas em conjunto com a imprensa e bancos de sangue, confeccionar cartazes e outras peças publicitárias, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue.



SUS EM DEFESA DA VIDA
Com o apoio dos órgãos governamentais, Conselho Estadual de Saúde, Conselhos Regionais de Saúde e ONG’s organizar seminário para debater a situação do Sistema Único de Saúde no Estado a ser realizado em 07 de abril, dia mundial da saúde.



FITOTERÁPICOS EM DEFESA DA VIDA
Visa a realização de seminário, no final do mês de maio, para debater a política da fitoterapia no Estado. O objetivo do evento é debater, fomentar a pesquisa e divulgar os benefícios das plantas medicinais.



REGULAMENTAÇÃO DA EC 29
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, através de seus membros, buscará junto ao Congresso Nacional a efetiva regulamentação da EC 29 para que se estabeleçam quais as ações e serviços de saúde são de responsabilidade de cada ente federado e, especialmente, definir as fontes de financiamento das mesmas.



RESERVA LEGAL
Os membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente buscarão junto ao Ministério do Meio Ambiente, a efetiva edição de medidas apresentadas pelo Ministro Carlos Minc, referendadas nas diversas audiências públicas realizadas em 2009, e que são de suma importância para o desenvolvimento sustentável do Estado.



DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES
Continuar a descentralização das ações da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, através de visitas, reuniões, participação em eventos e Audiências Públicas a fim de estreitar as relações com as regiões e buscar atender as demandas coletivas específicas pertinentes ao exercício legislativo.



CAMPANHA CONTRA O CRACK

Continuar o debate, mobilizando a sociedade com apoio da imprensa para alertar e sensibilizar as famílias gaúchas quanto a grave disseminação dessa droga.



CAMPANHA GRIPE A H1N1
Promover ações conjuntas com a imprensa e órgãos governamentais, para esclarecer a população gaúcha quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar essa doença, que poderá atingir novamente o nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim