sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Complexo Prisional

Canoas receberá reforço de investimentos com instalação de complexo prisional
04/02/2010 16:20


Ações nas áreas de segurança, saúde e educação serão reforçadas com a instalação de um complexo prisional para 3 mil apenados em Canoas. A governadora Yeda Crusius e o prefeito Jairo Jorge assinaram, nesta quinta-feira (4), protocolo de intenções para construção do empreendimento por meio de Parceria Público-Privada (PPP). "Junto com o presídio, chegarão todas as medidas do Programa de Prevenção da Violência (PPV)", afirmou a secretária-Geral de Governo, Ana Pellini.

"Vamos construir ginásio de esportes, conjuntos habitacionais e dar incentivos fiscais ao distrito industrial de Canoas", prosseguiu. Conforme a secretária, os problemas do sistema penitenciário são grandes e complexos e não se resumem apenas à construção de prédios. "Por isso, um novo paradigma", disse. Destacou que as chances de reinserção no molde atual é praticamente mínima e enfatizou que a massa carcerária é composta, em grande parte, por jovens.

Para o secretário do Planejamento, Mateus Bandeira, as políticas de combate à criminalidade são transversais. "Parcerias na área prisional são mais uma iniciativa do conjunto de esforços do governo para resolver o problema da segurança pública", destacou. "Esta é uma ação concreta e efetiva para a redução da criminalidade e para resolver o déficit prisional", completou.

De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, o PPV trata a violência como um problema de saúde. Ele explicou que o programa está integrado e focalizado em municípios com maiores indicadores de criminalidade, para atender de forma preventiva e promover reinserção social. Até 2009, foram investidos R$ 30 milhões. Terra também disse que o acompanhamento das crianças através do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é "uma maneira de reduzir a violência".

O secretário de Segurança Pública, Edson Goularte, enfatizou o ganho do setor com o aumento dos efetivos das polícias gaúchas em 10 mil agentes e a ampliação da frota de veículos. Já o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, afirmou que políticas de igualdade representam uma estratégia para reduzir os indicadores de criminalidade.

Fonte: Portal do Governo do Estado do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim