sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Estado Autoriza Construção de Ginásios

Estado autoriza construção de ginásios do Programa de Prevenção à Violência
03/02/2010 20:11


O Governo do Estado começa a autorizar, na próxima semana, o início das obras, de sete dos 14 complexos esportivos integrantes do Programa de Prevenção à Violência (PPV), do Estruturante Nossas Cidades. De terça-feira ( 9) a quinta-feira (11), nos municípios de Montenegro, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio, Torres e Passo Fundo serão assinadas as primeiras ordens de serviços de construção das quadras poliesportivas cobertas, com arquibancadas, salas de atividades múltiplas, sanitários e vestiários numa área total de 955,90 m2 e valor de R$ 550 mil, cada complexo, totalizando R$ 3,8 milhões em investimentos na primeira etapa.

Também receberão os complexos esportivos bairros carentes das cidades de Rio Grande, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Alvorada, Porto Alegre, Pelotas e Caxias do Sul. As empresas vencedoras da licitação, após a assinatura das ordens de serviços, têm prazo de cinco dias úteis para iniciar as obras e 120 dias para a conclusão. O calendário com as primeiras ordens de início de Obras do PPV foi definido, no final da tarde desta quarta-feira (3), em reunião na Secretaria de Obras Públicas.

Calendário:

Terça-feira (9 de fevereiro)

10h Montenegro
15h Santa Cruz do Sul
- Inclui ordem de início
de obras em Passo Fundo

Quarta-feira (10 de fevereiro)

10h Novo Hamburgo
15h Canoas

Quinta-feira (11 de fevereiro)

10h Esteio
15h Torres

No encontro, conduzido pelo secretário das Obras Públicas, José Carlos Breda, participaram a responsável pelo Estruturante Nossas Cidades, Helena Hermany, a gerente do Projeto, Jane Maria Dalacorte Moreira, o diretor do Departamento de Monitoramento de Projetos, da Secretaria do Planejamento e Gestão, Josué Vieira da Costa, o secretário-adjunto das Obras Públicas, Lori Giombelli e o diretor de Assessoria Estratégica da SOP, Claudenir Figueiredo. "Estamos levando o Estado até as localidades mais carentes para participar e atuar na prevenção à violência. E sabemos que o esporte é um agente fundamental neste processo. Por isso estes ginásios vão fazer a diferença no futuro destas comunidades", disse o secretário.

A Secretaria das Obras Públicas é responsável pelo projeto arquitetônico e pela construção do complexo esportivo que estará aberto, principalmente nos finais de semana, para a comunidade. Além das Obras Públicas, integram o programa as secretarias de Saúde, Turismo, com a Fundergs, Educação, Segurança Pública, Cultura e Justiça e Desenvolvimento Social.

Redução da violência
O projeto do PPV visa a beneficiar bairros carentes das cidades contempladas, por deter um índice alto de violência, buscando através da prática de esportes, aliada as melhorias das estruturas de lazer, saúde e segurança, integrar jovens das comunidades em projetos socioeducativos e culturais. Através desta política pública, com gestão integrada e articulada, pincipalmente com os municípios, e ainda focalizada nas comunidades de maior risco, o Estado pretende contribuir para a redução dos índices de violência que se constitui em um problema endêmico no Rio Grande Sul.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim