segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Estudo Estratégico

Estudo estratégico realizado pela Brigada Militar apresenta resultados operacionais positivos
21/02/2010 03:17

A Brigada Militar, por meio de todos os seus comandos, realizou Estudos de Situação sobre suas áreas de ação. O material, referente ao ano de 2009, foi apresentado ao Comando-Geral da Brigada Militar e demonstra o empenho em aperfeiçoar as ações de gestão administrativa e operacional. O levantamento traz os resultados positivos perceptíveis por toda a comunidade uma vez que, nas últimas ocorrências de vulto, caracterizadas por ações operacionais de cerco e confronto contra criminosos, a Brigada Militar obteve resultados positivos com a identificação e prisão em flagrante de criminosos, apreensão de armas, drogas e veículos furtados.

Os Estudos de Situação trazem informações de cada município da área de atuação da unidade da Brigada Militar, oferecendo dados detalhados dos bairros, vilas, principais eixos, vias de acesso e vias de saída, com cadastro fotográfico e topográfico, bem como a situação econômica e social com influências da criminalidade e as ações do policiamento. Mostram ainda o levantamento dos obstáculos naturais para a execução do policiamento ostensivo, prevendo-se possíveis rotas de fugas para ocorrências de vulto, principalmente aquelas na periferia dos municípios como estradas secundárias, de chão batido e que possibilitem acesso a outros municípios e que normalmente não são utilizadas pela maioria da população.

O estudo identifica também os principais criminosos que atuam na área com fotos e locais de atuação. Registra os dez indicadores mais incidentes, destacando os principais tipos, horários e locais, em cada cidade, prevendo e planejando ações operacionais para redução destes indicadores, de acordo com as características de cada região. No que tange à polícia cidadã, o estudo traz um cadastro das principais autoridades da cidade, representantes das instituições dos segmentos de segurança pública, presidentes de associações comunitárias, meios de imprensa local, estabelecimentos educacionais, comerciais, grupos sociais, clubes de serviços, empresas de transporte, estabelecimentos bancários, casas lotéricas, postos de gasolina, farmácias e outros segmentos organizados, de modo a proporcionar a integração entre a comunidade e a Brigada Militar, promovendo a difusão da institucionalização da Polícia Cidadã e dos demais Projetos e Programas desenvolvidos pelos comandos da corporação.

Com relação ao âmbito interno de cada comando, o levantamento apresenta providências para identificação e reconhecimento dos destaques positivos dos integrantes de cada fração e ações de motivação do efetivo. A manutenção e atualização constante dos Estudos de Situação nos 496 municípios do nosso Estado, complementada com a visão institucional de Polícia Cidadã, representa o compromisso da Brigada Militar junto ao povo gaúcho, de buscar sempre o aprimoramento na prestação dos serviços e de ações de segurança pública.

Fonte: Ascom BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim