quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Festa da Uva

Segurança Pública na Festa da Uva 2010
18/02/2010 11:09


A Secretaria da Segurança Pública, por meio de suas instituições vinculadas (Brigada Militar, Polícia Civil e Superintendência dos Serviços Penitenciários) estará presente na 28ª Festa Nacional da Uva, que acontece de hoje até o próximo dia 07 de março em Caxias do Sul, na serra gaúcha. O evento deverá reunir mais de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa dos organizadores. Às 14h desta quinta-feira, a governadora Yeda Crusius participa da cerimônia de Abertura Oficial.

Brigada Militar
A Brigada Militar terá um estande localizado nas proximidades do pórtico de acesso principal ao Parque da Festa da Uva, onde haverá um policial militar atendendo o público, realizando registros de ocorrências e prestando informações relativas à segurança pública em geral. As ações e operações planejadas para o evento contemplam o policiamento ostensivo/preventivo nas ruas da cidade mas, nesta edição, a BM inovará com duas iniciativas:

1 - A segurança do ambiente interno da Festa. Em contrapartida e mediante convênio, a Comissão Organizadora da Festa estará doando ao 12º BPM dois veículos para policiamento;

2 - A cobertura dos desfiles do Corso Alegórico, na qual estará disponibilizado um policial militar para cada hotel e pontos turísticos da cidade, a fim de garantir a segurança dos visitantes.

Para tais atividades, a BM utilizará um efetivo de 352 policiais militares do 12º BPM, 80 novos soldados em formação e 35 policiais (um pelotão) de outras unidades do Comando Regional da Serra. Em paralelo, uma reserva (pelotão especial) estará pronta para apoiar - caso necessário, a visita de autoridades públicas do Estado ou País.

Policia Civil
Para atendimento à comunidade e visitantes da Feira, a Polícia Civil instalou um posto de atendimento dentro do Parque. No local, três policiais estarão atuando em regime de plantão, registrando ocorrências e recebendo a comunidade para informações. Ações de investigação também estarão sendo desenvolvidas dentro do perímetro do Parque por três agentes discretos durante a semana, com o efetivo subindo para dez policiais aos finais de semana.

Superintendência dos Serviços Penitenciários
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Órgão existente há 42 anos, participa pela primeira vez da Festa da Uva de Caxias do Sul. A Susepe exporá para a população os bastidores da ação de conduta dentro das penitenciárias gaúchas. Para isso, os departamentos mais relevantes da instituição estarão presentes, como a Escola Penitenciária - responsável pela formação de agentes penitenciários, que apresentará a finalidade, área de atuação e algumas fotos.

O Departamento de Tratamento Penal abrirá o leque das perspectivas dos apenados, mostrando os diversos trabalhos profissionalizantes, que vão muito além da costura de bolas e passam pelo trabalho com pedras semi-preciosas e montagem de chaveiros. Ocorrerá ainda a apresentação do trabalho do grupo de hip-hop MC’s Para a Paz – formados por apenados que, para se livrarem do vício do crack, ingressaram no grupo, orientados pelas psicólogas da Susepe.

Também serão apresentados projetos novos como o Recomeçar e o Banco do Vestuário, que confecciona mantas e pufes para distribuir benemeritamente entre as populações idosa e carente. Quem circular pelo estande também poderá ver de perto os uniformes adotados na Penitenciária Regional de Caxias do Sul, tanto pelos detentos quanto pelos agentes (ambos confeccionados pelos presos), e ainda a vestimenta completa do Grupo de Ações Especiais da Susepe, o GAES.

Fonte: Assessorias de Comunicação Social da PC, BM e Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim