quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Trios Elétricos

Para reduzir criminalidade, trios elétricos levam folia de Carnaval a comunidades de Pelotas
13/02/2010 12:29


Para reduzir os índices de criminalidade em sete bairros de Pelotas, uma série de ações beneficiam diretamente 150 mil pessoas. Por meio do Programa de Prevenção da Violência (PPV), as comunidades participam de oficinas de reciclagem, sessões de cinema e de uma novidade: trios elétricos com a corte do carnaval da cidade - inclusive a gay - desfilaram pelos bairros onde a violência está mais presente. Através da folia, equipes do PPV conseguem passar uma mensagem de prevenção ao álcool e às drogas, além das doenças sexualmente transmissíveis.

No Rio Grande do Sul, 42 municípios já aderiram ao PPV, que faz parte do Programa Estruturante Nossas Cidades. Ao todo, 51 viaturas foram entregues para atender aos bairros com indicadores de criminalidade mais altos. As equipes de Saúde da Família chegam a 40, em benefício de 24 mil pessoas. O governo gaúcho também está construindo quadras poliesportivas em 14 municípios, como nos bairros Fragata, em Pelotas, no Rubem Berta, na Capital, e no Canudos, em Novo Hamburgo.

Em Pelotas, são atendidos inclusive bairros da zona rural e praias de água doce. Neste ano, o PPV se integrou ao Doce Folia 2010 que, com atividades educativas, de recreação e formação, tem a meta de proporcionar um carnaval sem violência. "É um carnaval comunitário, que começou em janeiro e vai a todos os bairros, principalmente os mais populares", explica o secretário da Saúde do município, Francisco Isaias. Nas comunidades que recebem os trios elétricos, equipes de oficineiros dão cursos de confecção de fantasias com material reciclado.

De acordo com o secretário, uma ala de um bloco local usará o material produzido nas oficinas. "Paralelamente a isso, equipes do PPV tentam identificar atitudes violentas", conta. "O programa é uma marca registrada e a comunidade vê ele como articulação dos governos municipal e estadual", destaca. Em ações culturais nos bairros mais carentes do Estado, o governo gaúcho também realizou 61 sessões de cinema, assistidas por cinco mil pessoas, além de oficinas de iniciação artística e fotografia, que mobilizaram 1,07 mil crianças.

No município, são 230 instituições que aderiram ao PPV. "Ele está consolidado e a comunidade aceita as ações", diz a coordenadora, a médica Julia Frio. Sobre a redução dos índices criminais, ela ressalta: "É um trabalho lento. O mais importante é que a comunidade já sabe e nos recebe bem". Pelotas tem 21 equipes da saúde da família e 88 visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que atendem prioritariamente os sete bairros beneficiados pelo PPV.

Fonte: www.estdo.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim