sexta-feira, 12 de março de 2010

Busca de emprego em Vacaria RS

Busca por emprego gera conflito social em Vacaria
Contratação de safristas para a colheita da maçã tem intensificado debates entre lideranças e entidades

O Albergue Municipal tem abrigado diversas pessoas que vem à Vacaria em busca de emprego na área da fruticultura. São trabalhadores das mais diversas regiões do estado e de outros países, como Argentina e Uruguai.
A responsável pelo albergue, Zélia Granetto relata que muitos homens chegam até aqui por iniciativa própria, sendo que não conseguem empregos e ficam perambulando pelas ruas da cidade. A cada dia são cerca de 10 pessoas novas que procuram abrigo junto ao albergue. Ela explica que tem buscado adaptar a estrutura para abrigar a todos, mas segundo normas da própria Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação não é permitido que estas pessoas permaneçam abrigadas por mais de três dias.
A Procuradora do Trabalho, Priscila Boaroto destaca que a procuradoria estará realizando uma fiscalização em Vacaria. O principal fator observado será a contratação de safristas de outros municípios. Segundo uma normativa do Ministério do Trabalho estas pessoas devem ser contratadas no local de origem, chegando à Vacaria com toda a documentação pronta. Quanto aos que vem à cidade por conta própria, ela destaca que só poderá adotar medidas após ser identificado algum problema relacionado à contratação.
Nesta semana, a Unidade Móvel da Rádio Fátima esteve na Estação Rodoviária de Vacaria. Os relatos dos moradores e comerciantes dão conta de que seguidamente várias pessoas têm passado a noite no local. Só na madrugada de terça-feira, 09/03, cerca de 20 homens dormiram na Rodoviária. Além do incômodo de ter pessoas desconhecidas nas proximidades, a sujeira deixada em frente ao prédio é o principal alvo das reclamações.



Rádio Fátima AM (Jornalismo), 12/03/2010, 08h37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim