terça-feira, 23 de março de 2010

Índices de Criminalidade

Levantamento indica queda nos índices de criminalidade do RS
22/03/2010 12:33


Levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) indica que houve queda nos principais índices de criminalidade no Estado entre 2003/09. Dez dos 13 indicadores elencados como prioritários pelo Governo do Estado, nove apresentaram redução no comparativo 2009/2008, e oito apresentam em queda desde 2003 (abaixo a tabela com os indicadores). Somente em 2009, comparado com 2008, caíram os registros de homicídio, furto, furto de veículo, roubo, latrocínio, roubo de veículos, estelionato, delitos relacionados a corrupção e delitos relacionados a armas e munições.

O destaque, no comparativo dos dois últimos anos fica com o número de homicídios – indicador internacional para medir a violência em uma região – que caiu 3,75%, passando de 1.677, em 2008, para 1.614 em 2009. Em praticamente todos os indicadores o resultado é significativo, mostrando a redução dos casos se o comparativo for feito no período 2003/2009.

"Estamos no caminho certo. O resultado do levantamento técnico da Secretaria da Segurança Pública registra que os investimentos que estamos fazendo no aumento e preparação de efetivos e na aquisição de veículos e equipamentos estão trazendo resultados animadores", afirma a governadora Yeda Crusius. Lembra ainda que "a eficiência da ação policial está registrando uma tendência de queda nos índices de criminalidade".

A queda nos indicadores de criminalidade no RS é um dos focos permanentes do governo do Estado, que, por meio do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estrututurantes.rs.gov.br ), prevê investimentos de R$ 462 milhões até 2010. O objetivo é a qualificação dos organismos da Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias) na oferta da melhor prestação de serviço aos gaúchos. Para 2010, a Secretaria da Segurança Pública receberá investimentos do governo do Estado da ordem R$ 228 milhões. Os dados estão disponíveis no site da SSP ( www.ssp.rs.gov.br ).


Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim