quarta-feira, 3 de março de 2010

Ressociaização de apenados em Caxias do Sul RS

Ressocialização de apenados é discutida por gestores públicos em Caxias do Sul
02/03/2010 22:08


O estande da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) na Festa da Uva, em Caxias do Sul, foi visitado, nesta terça-feira (02), pelo secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, e a secretária Geral de Governo, Ana Pellini. Eles estiveram também na Penitenciária Regional de Caxias do Sul e na sede do Ministério Público no município.

O Governo do Estado pretende construir um novo paradigma para o sistema prisional, por meio de um projeto de capacitação, profissionalização, ocupação e recuperação da autoestima dos apenados. Participou também da visita a diretora da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Dora Saikoski.

Na penitenciária regional, os gestores públicos conheceram o trabalho desenvolvido com os apenados em parceria com indústrias de Caxias do Sul. O local abriga cerca de 330 detentos e foi inaugurado em setembro de 2008. Os apenados usam uniformes confeccionados no próprio presídio, em uma oficina de costura, que emprega cinco reeducandos e já produziu mais de 120 peças. Acompanharam a visita o diretor da penitenciária, Gustavo Fhurmann, o vice-diretor, Felipe Ghirdin, e o delegado José Carlos dos Passos.

No Ministério Público, os integrantes da comitiva estiveram com o promotor Rodrigo Zílio, com quem conversaram a respeito da importância de atividades como oficinas de marcenaria e de construção civil. O Governo do Estado apoia a ideia de que projetos de profissionalização auxiliam na reinserção social dos apenados e contribuem para a redução da violência e da reincidência criminal.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim