sábado, 13 de março de 2010

Roda Viva


Lytha Spíndola
Secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior


Há oito anos o Brasil contestava judicialmente o subsídio dado pelos Estados Unidos aos seus produtores de algodão. Essa semana, a Organização Mundial do Comércio deu ganho de causa e autorizou o país a retaliar o governo americano.

A decisão acirra a disputa comercial entre os dois países e provoca polêmica e preocupação nos setores produtivos e de comércio exterior. Mais de cem produtos podem pagar mais imposto de importação para entrar no Brasil.

A economista Lytha Spíndola é secretária-executiva da CAMEX, a Câmara de Comércio Exterior. Ela foi responsável por estudar e divulgar a lista dos produtos americanos que o Brasil pretende sobretaxar.

Ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a CAMEX cuida de formular, implantar e coordenar as atividades de comércio externo, incluindo o turismo. Lytha Spíndola está no cargo desde junho de 2007.

Entenda o caso:
Em 2002, o Brasil questionou a legalidade do subsídio americano aos seus produtores de algodão, alegando que a prática distorcia os preços internacionais e prejudicava o algodão brasileiro. Em 2005, o Brasil venceu a disputa, mas os Estados Unidos não obedeceram a decisão. Em novembro de 2009, a OMC autorizou o Brasil a retaliar as importações americanas nas áreas de bens, serviços e propriedade intelectual.

Participam como convidados entrevistadores:
Nelson Blecher, diretor de redação da revista Época Negócios; Jorge Félix, editor executivo da revista ISTOÉ; Alastair Stewart, correspondente da Agência Dow Jones Newswires em São Paulo e Denise Campos de Toledo, comentarista de economia do SBT e da rádio Jovem Pan.

Colaboradores:
André Di Lucca, especialista em suporte de informática (http://www.flickr.com/people/tchola); Ricardo Azarite, estudante de jornalismo (http://twitter.com/borbas); Lidi Faria, relações públicas (http://twitter.com/lidifaria) e Vinicius Bruno Viana, jornalista (http://twitter.com/ViniciusBruno).

Apresentação: Heródoto Barbeiro


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

--------------------------------------------------------------------------------

Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim