quinta-feira, 11 de março de 2010

Segurança Bancária

Seminário de Segurança Bancária reúne especialistas em Porto Alegre
10/03/2010 19:07


O Banrisul realizou, nesta quarta-feira (10), em Porto Alegre, o Seminário Estadual de Segurança Bancária, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre profissionais e gestores das áreas de segurança patrimonial, jurídica, controladoria, serviços bancários e tecnologia. O encontro reuniu os maiores especialistas brasileiros do setor para uma troca de experiências sobre o cenário atual da segurança nos bancos. Foram painelistas do evento dirigentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Polícia Federal, Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi, entre outras entidades.

Na abertura do seminário, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou que a instituição, mesmo possuindo a maior rede de atendimento no Estado - são mais de mil pontos - tem obtido bons resultados contra as ações de criminosos com investimentos na prevenção. "Nas agências do banco, além dos três dispositivos exigidos pela legislação, são instalados mais cinco para garantir a segurança, tanto das pessoas, como do patrimônio." O dirigente declarou que o sistema financeiro nacional adota tecnologia de vanguarda não somente na prestação dos serviços bancários, mas também na área de segurança.

Para o diretor administrativo do Banrisul, Valdir Andres, que proferiu a palestra Segurança e Responsabilidade Social, a agência bancária oferece boas condições de segurança quando as pessoas utilizam os dispositivos de maneira correta e com procedimentos adequados. "Os números das estatísticas confirmam a importância de se desenvolver uma sólida cultura de segurança, além das condições físicas e dos dispositivos da agência."

Andres frisou que o Banrisul investe pesadamente em tecnologia, mas também em treinamento de segurança. "Os treinamentos visam ao nível de compreensão dos empregados na responsabilidade de cada um no uso dos dispositivos de segurança, bem como na responsabilidade social como um todo." Ele salientou que uma das iniciativas do banco é o Programa de Atenção a Empregados em Situação de Estresse direcionado para melhorar a qualidade de vida no trabalho. Esse promove o acompanhamento de profissionais junto a funcionários expostos a riscos e a situações traumáticas.

Segundo o diretor do Deic, Ranolfo Vieira Júnior, que elogiou a iniciativa do Banrisul na realização do seminário, um dos aspectos positivos a ser destacado é a integração existente entre as áreas de segurança pública e corporativa, através da troca de informações, o que auxilia em muito as ações de segurança. Já o coordenador de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal em Brasília, Adelar Anderle, que falou sobre Segurança Bancária, Modernidade e Inovação Legal, comentou da necessidade em promover a tecnologia da gestão pública com foco no ser humano, assim como a eficiência e a efetividade com vistas à redução da criminalidade.

Em relação aos últimos ataques a bancos no Estado, o diretor de Segurança Bancária da Febraban, Pedro Viotto, classificou os crimes de violência exacerbada. "É preciso implantar medidas em conjunto com os órgãos policiais, sempre com ênfase à preservação da vida dos funcionários e clientes." Ele informou que, no ano passado, ocorreu uma redução em torno de 20% nos assaltos a bancos no País, em comparação com 2008, o que demonstra o fortalecimento da segurança nas instituições financeiras.

Fonte: www.estdo.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim