sábado, 10 de abril de 2010

Camaradas


Camaradas


A Fundação Maurício Grabóis e a Editora Anita Garibaldi acabam de lançar o livro “Contribuição à história do Partido Comunista do Brasil”. Vejam, abaixo, um trecho da apresentação feita por Adalberto Monteiro .



Uma legenda querida pelo povo

Organizadores: José Carlos Ruy e Augusto Buonicore

320 páginas

Valor: R$ 35,00





“Este livro enfrenta esse conjunto de perguntas e oferece aos leitores a sistematização de fatos, dados, informações; interpretações de episódios históricos; e opiniões acerca da marcante presença do Partido Comunista do Brasil na história brasileira. Seus autores: Augusto Buonicore , Diorge Konrad , Raul Carrion , Romualdo Pessoa Campos Filho, quatro historiadores; Loreta Valadares (in memoriam), professora de Ciência Política; José Carlos Ruy e Osvaldo Bertolino, dois jornalistas; Aldo Arantes , advogado, ex-deputado federal. Todos eles são comunistas. Há, ainda, um depoimento de João Amazonas , no qual discorre sobre sua vida (algo raro) e traça um painel vivo da trajetória da legenda que liderou por décadas.

Esta obra remonta a 1997 quando a direção nacional do Partido, por proposição de João Amazonas, constituiu uma Comissão especial para redigir a história do Partido, com a seguinte composição: José Carlos Ruy (coordenador), Augusto Buonicore, Pedro de Oliveira, Raul Carrion, Diorge Konrad, Edvar Bonotto (in memoriam), João Amazonas (in memoriam).

Não pense o leitor que, por ser um livro escrito por comunistas a redigir a história de seu próprio Partido, irá encontrar textos acríticos. Amazonas, à época, apresentou a diretriz que regeria o trabalho. Nada de interpretações triunfalistas que alardeassem tão somente os acertos, mas uma análise viva, crítica, multilateral, alicerçada em fontes históricas sólidas.

Uma legenda que beira os 90 anos e já vislumbra o centenário, num país em que os partidos, em sua maioria, tem vida efêmera e precária, possui uma importância que transcende seus militantes. Sua intensa convivência democrática com as demais legendas e seu legado à Nação e aos trabalhadores fizeram do PCdoB uma legenda querida pelo povo, admirada pelos demais partidos do campo democrático, patriótico e popular, e respeitada pelos adversários”

O livro tem uma apresentação especial de Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, e é acompanhado de um album de fotos com os momentos mais importantes na história dos comunistas brasileiros.









--------------------------------------------------------------------------------





-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim