segunda-feira, 12 de abril de 2010

Carteira de Identidade

Emissão de Carteiras de Identidade digitais se aproxima de 2,5 milhões de documentos
11/04/2010 12:30


A digitalização da Carteira de Identidade pelo Departamento de Identificação (DI) do Instituto-Geral de Perícias (IGP) atinge a cifra de 2.258.425 documentos. Atualmente, a média mensal é 56.460 novos documentos.

A modernização do processo incrementou a interiorização do IGP/DI, dando origem à 56 postos regionais on-line. Em maio, uma nova unidade do serviço deve entrar em funcionamento em Capão da Canoa, totalizando 57. Outros 173 postos de identificação ainda são manuais, mas o encaminhamento da Carteira de Identidade é digital, obedecendo aos mesmos critérios de segurança.

Entre as vantagens com o novo documento estão aumento de laudos positivos, onde as digitais obtidas em objetos ou locais de crime são cruzadas com um banco de dados e identificados os suspeitos, agilidade na confecção, criação do agendamento eletrônico, acompanhamento da confecção pela internet e pelo 0800-642-6222 e a possibilidade de emissão de atestado de antecedentes via internet.

Em média são 36.500 atestados de antecedentes e a coleta de impressões digitais em casos de roubo, furto de veículo e arrombamento chega a 490 identificações. O Banco de Dados do Departamento de Identificação do IGP tem um arquivo com 13 milhões de fichas datiloscópicas digitalizadas, incluindo fotos e impressões digitais, que deu origem ao Sistema de Consultas Integradas, onde delegacias e postos policiais podem acessar via internet fotos, digitais, assinatura e dados dos investigados.

O Agendamento Eletrônico via internet, implementado em 15 de dezembro de 2008, como projeto piloto em Porto Alegre, nos Postos de Identificação Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, trouxe a possibilidade de oferecer aos usuários um atendimento diferenciado. Hoje, a modalidade é responsável por 30% dos atendimentos de Carteiras de Identidade.

Desde 12 de agosto de 2009, o agendamento eletrônico foi estendido aos seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.

Nos projetos Verão Legal e Rua da Cidadania, por exemplo, o Departamento de Identificação do IGP oferece um serviço ágil, que possibilita às comunidades carentes o seu documento de cidadania, o que se traduz na grande afluência de público nos eventos.

Postos de atendimento on line na Capital:

Departamento de Identificação (DI), Av. Azenha, 255, de 2ª a 6ª-feira das 7h às 18h30min.
TudoFácil Centro - Av. Borges de Medeiros, 521 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Fones: (51) 3224-1924 / 3228-1270
TudoFácil Zona Norte - Rua Domingos Rubbo, 51 - POA - de 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min. Em frente ao Hospital Cristo Redentor. Fones: (51) 3337-0375/ 3342-9509
Posto da Restinga (16ª DP)-Estrada João Antônio da Silveira, 2145 - Bairro Restinga - de 2ª a 6ª-feira das 9h às 14h30min. Fone: (51) 3250-1190

O serviço prestado pelos postos on-line é totalmente informatizado, com captura das digitais, fotos e assinatura.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

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