segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gaita Símbolo Instrumental do Gaúcho

Sossella prestigia gaitaço e propõe que gaita seja símbolo instrumental do gaúcho



Evento reuniu mais de 800 gaiteiros em Almirante Tamandaré do Sul



Presente no VI Gaitaço de Almirante Tamandaré do Sul realizado neste domingo (21), o deputado Gilmar Sossella anunciou para mais de 800 gaiteiros de várias regiões do Estado, que vai iniciar estudos para elaboração de um projeto de lei que transforme a gaita em símbolo instrumental do gaúcho.



A proposição, conforme Sossella, além de homenagear inúmeros gaiteiros de todo Estado, visa resgatar a história de um instrumento que faz parte da história musical do Rio Grande do Sul , e que está presente na maioria das composições regionalistas. Dados preliminares dão conta que a gaita é de origem austríaca e chegou ao Brasil no século XIX.



Ao lado de gaiteiros e gaiteiras de todas as idades, Sossella não só marcou presença no VI Gaitaço como também revelou seus dotes músicas ao tocar o instrumento regido pelo maestro Jeferson de Oliveira. Entre as músicas que marcaram o evento estavam Querência Amada, de Teixeirinha, e Oh, de Casa!, dos irmãos Bertussi.



Sossella, que no evento representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini , tem profundas ligações com a gaita, instrumento que segundo o parlamentar “refrescar a alma e adoça o viver”. Os laços são familiares, pois seu falecido pai, Albino, e demais membros da família Sossella, animavam bailes em galpões no interior de Tapejara .



A elaboração do projeto de lei já conta com o apoio do coordenador do Gaitaço, Antonio Sérgio Martins de Oliveira. Entusiasta com música gaúcha, “Serjão”, como é conhecido pelos gaiteiros do Estado, irá fornecer subsídios de interesse da categoria e que ajudem a viabilizar a idéia proposta pelos próprios gaiteirios durante o evento.



O VI Gaitaço de Almirante Tamandaré fez parte das comemorações do 10º aniversário de emancipação do município de 2.158 habitantes situado na região da Amaja, administrado pela prefeita Dilse Klein Bicigo (PSDB).



Veja e baixe mais fotos no site: www.gilmarsossella.com.br



Fotos: Antonio Grzybovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim