sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mulheres apenadas terão acesso a cursos

Mulheres apenadas do Sistema Prisional do RS terão acesso a cursos profissionalizantes
19/04/2010 16:42

Dentro do Novo Paradigma do Governo do Estado para o Sistema Prisional do Rio Grande do Sul, a Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), Superintendência dos Serviços Penitenciários e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS) firmaram termo de cooperação. Será feita uma ação conjunta das três partes para o desenvolvimento de cursos de iniciação profissional na área da indústria para mulheres em cumprimento de pena em regime fechado, aberto e semiaberto.

O projeto faz parte do Programa Estruturante Nossas Cidades do Governo do Estado - Programa de Ações Móveis de Educação Profissional - e tem por objetivo a inclusão no mercado de trabalho. Os cursos serão realizados num período de um ano, nas dependências da Susepe ou em estabelecimentos penitenciários. Entre as oficinas preparatórias estão: informática, manicure, cabeleireiro, criação de sabonetes artesanais, depilação, crochê, entalhe em madeira, língua estrangeira, bijuterias, canto e desenho.

"Estamos adotando medidas de prevenção para o futuro. Com os cursos, preparamos as detentas para o convívio social após cumprirem suas penas, resgatando desta forma, a sua cidadania plena", destacou a governadora Yeda Crusius durante o anúncio de ampliação das vagas no Sistema Prisional do RS, realizado nesta segunda-feira (19), no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Segundo a coordenadora Estadual da Mulher, Maria Helena Medeiros Gonzáles, os cursos serão realizados nas dependências da Susepe ou em estabelecimentos penitenciários. As participantes dos cursos, conforme o parágrafo único do termo de compromisso, serão selecionadas e inscritas pela Superintendência. Os cursos serão realizados num período de 12 meses - definição das datas será feita pelas entidades parceiras.

Ao Senai caberá a realização dos cursos, fornecimento de materiais de consumo necessários, como máquinas, equipamentos e ferramentas necessárias e material didático, entre outras obrigações. A Susepe fará a seleção e inscrição das mulheres, participará das reuniões de avaliação, além de oferecer o espaço físico e prover a limpeza e a segurança do local dos cursos. Já a CEM participará de reuniões de avaliação, divulgará a programação dos cursos e atuará em atividades presentes no termo e em ações de promoção dos direitos da mulher.

Fonte: Portal do Governo do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim