segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pronunciamento do Deputado Appio

Pronunciamento do Deputado Appio no dia 31/03/10.



“Queria fazer uma reflexão sobre o momento que estamos vivendo no Estado, um quadro totalmente diferente do ano passado. Há seis meses o Rio Grande do Sul estava mergulhado numa crise, cujo processo ameaçava um impeachment, CPIs, notícias que não eram positivas para o Estado, até que isso foi superado e partir daquele momento o governo começou a governar.

Depois do Programa de Gestão que pôs sob controle as finanças públicas zerando o déficit histórico, o Rio Grande do Sul começou a pensar em uma agenda positiva. Foi aí que transferimos do Fundo Previdenciário quase R$ 800 milhões para que houvesse investimento na área das estradas, pontes e portos. Hoje, é possível verificar o acerto desta decisão. O Estado está se transformando num grande canteiro de obras, gerando empregos, levando asfalto, fazendo com que as comunidades possam respirar um novo momento.

Isto é bom porque a supersafra deste ano ainda terá dificuldades de escoamento, mas, certamente, na do ano que vem, não. Os municípios sem acesso estão recebendo recursos para pavimentação de projetos, a maioria que tem mais de 12 anos, remontam ainda do governo Britto e a conclusão dessas obras criará um novo cenário.



Veja, por exemplo, o caso de Caxias do Sul: há um ponto de estrangulamento na Rota do Sol com a RS122 e a BR116, que é o trevo existente na cidade, motivo de muita discórdia, de muita polêmica, inclusive intriga política de poucos avanços e muitos recuos. No dia de hoje, (31/03), a governadora assinou um Projeto de Lei encaminhado à Assembleia pedido de autorização legislativa, e espero que no mais curto espaço de tempo obtenha, para a construção daquele trevo. Como não consta do orçamento, ela pede autorização legislativa. Como tem recursos na infraestrutura não terá nenhuma dificuldade em executar a obra que é fundamental. Há hoje o uso de rotas alternativas secundárias, perigosas que pode representar motivos de assaltos e acidentes, mas com a construção desse trevo, que é de responsabilidade do Estado, naturalmente, sem ter que prorrogar pedágios, sem ter que aumentar impostos, o Estado começará a resolver muitos dos seus problemas.



Aí é possível falar na serra gaúcha, da conclusão da RS110, da estrada Cambará a Ausentes, estrada de Jaquirana. É possível falar na Região Nordeste, das estradas de André da Rocha, Protásio Alves, Tupanci, Santo Expedito, Charrua, Santa Cecília, Ibiraiaras/São Jorge, os acessos ainda a Monte Alegre dos Campos e também Capão Bonito; a RS456, que liga Esmeralda a Pinhal da Serra; no aeroporto de cargas que está em franca execução, há 11 quilômetros de Vacaria, no caminho a Muitos Capões/Lagoa Vermelha na BR285, que registra movimento intenso de máquinas, pela intenção do governo concluir esta obra ainda este ano.

Um aeroporto estratégico com 2.020 m de pista, 30 de largura, que suportará operação de aviões de grande porte destinado não só a carga, mas também, quem sabe, a uma futura linha de passageiros das empresas regionais e ao uso do aeroporto por aqueles empreendedores que fizeram e fazem crescer a nossa região.

Por tudo isso, a Bancada do Partido Progressista está indo à governadora Yeda Crusius para cumprimentá-la pelo desafio vencido, que é o zeramento das contas públicas, a valorização dos servidores via projetos aprovados nesta semana pela Assembleia, e inspiração de um novo momento de obras públicas instalada no Rio Grande do Sul, em escolas, delegacias, estradas, em toda parte. É um momento alvissareiro e nós precisamos não só comemorar, festejar, mas, também, reconhecer”. (Deputado Francisco Appio)





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim