sábado, 10 de abril de 2010

Roda Viva


Fernando Reinach
Biólogo


Animais se organizam em busca da sobrevivência. Algumas vezes se matam e outras se aproximam de outras espécies para se preservar. O biólogo Fernando Reinach estuda esse movimento e apresenta também as avaliações dele de como a ação do homem pode ou não interferir nesse processo.

Tratando das descobertas da ciência e das questões que ainda tiram o sono dos pesquisadores, Fernando Reinach diz que depois de destruir a natureza, com desmatamentos e poluição, o homem agora tenta reparar os danos interferindo em processos ecológicos e evolutivos e, muitas vezes, de forma desorganizada. Segundo ele, a ação do homem na natureza merece reflexões.

Falando das relações entre girafas, árvores e formigas; de uma bactéria que não teme o aquecimento global; das árvores que "escalam" montanhas para fugir do calor e da solidariedade e trapaça entre microorganismos, Reinach produz reflexões sobre como o conhecimento científico muda ou pode mudar nossa percepção da vida e do planeta.

A aproximação da ciência, especialmente com setores produtivos, tornou-se foco do trabalho de Fernando Reinach, um dos raros cientistas-empresários do país. Numa outra frente de trabalho, ele se dedica a fazer uma aproximação da ciência com o público, inclusive através de artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo.

Participam como convidados entrevistadores:
José Fernando Perez, presidente da Recepta Biopharma; Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP; Herton Escobar, repórter de ciência e meio ambiente do jornal O Estado de S. Paulo e Marco Antonio Zago, pró-reitor da USP.

Colaboradores:
Maira Begalli, gestora ambiental (http://twitter.com/mabegalli); Carlos Hotta, pesquisador da Universidade de São Paulo (http://twitter.com/carloshotta); Fillipe Augusto Galeti Mauro, estudante (http://twitter.com/fillipemauro) e Rafaela Delli Paoli, estudante de designe gráfico (http://www.flickr.com/rafapaoli).

Apresentação: Heródoto Barbeiro


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

--------------------------------------------------------------------------------

Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim