segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cursos de Capacitação

Cursos de capacitação profissional irão beneficiar 592 apenados
30/05/2010 12:16


O Governo do Estado, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e da Ação Social (FGTAS), está concluindo os primeiros cursos de qualificação profissional realizados em 19 presídios gaúchos para 592 alunos-presos inscritos. São cinco cursos na área da construção civil: Pintor de Obra, Assentador de Azulejos e Pisos Cerâmicos, Instalador Hidráulico Predial, Eletricista de Instalações Prediais e Pedreiro. As aulas foram ministradas em dois turnos, de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de junho. Em julho, os cursos serão retomados com outras turmas. O objetivo do projeto é a reinserção social do preso, preparando-o para entrar no mercado de trabalho após o cumprimento da pena no sistema fechado.

A meta é a redução nos níveis de reincidência delituosa e a recuperação da condição de cidadão do apenado, preparando-o para o exercício de atividade lícita após o cumprimento da pena", explica a gerente do projeto Recomeçar, Maria Lúcia Médici, e assessora do Departamento de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública.

Condições dignas de utilização das cadeias
A governadora Yeda Crusius destacou a prioridade dada à reinserção social dos apenados. "Em uma série de ações, projetos e programas, muitos inéditos no País, estamos dando condições dignas aos apenados, seja os que estão em regime fechado ou semiaberto. Trabalhamos pela reinserção social", explicou. Yeda lembrou que já foram destinados R$ 81 milhões do Fundo de Recuperação do Estado (FRE) para a construção de casas prisionais.

Com os recursos, serão construídas duas penitenciárias e quatro albergues emergenciais que abrirão mais de 1,4 mil novas vagas no sistema prisional do Estado.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim