sexta-feira, 28 de maio de 2010

Museu Afro Brasil

Debate sobre "Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão" sábado, dia 29, no Museu Afro Brasil

O fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos e o antropólogo beniense, Hyppolyte Brice Sogbossi participam de Encontro. Inscrições Abertas

Data: 29.05.2010 - sábado

Horário: 16 horas

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/no. - Portão 10 - Pque Ibirapuera

Estacionamento: Portão 3 - Zona Azul

Ingresso: Grátis

Inscrições: (11) 5579-0593 ou agendamento@museuafrobrasil.com.br



Dia 29 de maio – às 16 horas – Encontro com o Fotógrafo Márcio Vasconcelos e com o antropólogo Hippolyte Brice Sogbossi - Os pesquisadores falam do projeto de pesquisa e documentação fotográfica "Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão", nome da exposição que foi inaugurada, na terça-feira, dia 25, no Museu Afro Brasil. O trabalho é resultado de uma viagem de 25 dias que a dupla fez ao Benin. Márcio Vasconcelos é fotógrafo profissional independente e há mais de uma década vem se dedicando a registrar as manifestações da cultura popular e religiosa dos afro-descententes no Estado do Maranhão. Hyppolyte Brice Sogbossi é beniense e radicado no Brasil há mais de 10 anos. Doutor em Antropologia Social e professor da Universidade Federal de Sergipe.



Exposição “Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão” está em cartaz

A exposição será inaugurada dia 25 de maio e, é resultado de uma pesquisa realizada pelo fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, que junto com o antropólogo africano Hippolyte Brice Sogbossi, buscou o registro fiel do cenário do culto aos voduns, conhecido como culto aos ancestrais mortos. O resultado foi um trabalho que traça um paralelo entre os sacerdotes africanos e os chefes de terreiros do Tambor de Mina do Maranhão. As imagens apresentam uma viagem pelas cidades de Cotonou, Abomey, Allada, Ouidah, Cavali e Porto Novo, do antigo Daomé, hoje Benin e das Casas das Minas, terreiro vodum, fundado em São Luís do Maranhão, em meados do século XIX.

A região da Costa da África Ocidental onde se localiza o antigo Reino do Daomé era chamada de Costa dos Escravos e também de Costa da Mina. Nesta região foi estabelecido pelos portugueses do século XVII o Forte de São Jorge Da Mina, localizado na atual República do Gana. Existe também na região uma etnia denominada Mina. Os negros precedentes desta região foram conhecidos no Brasil como negros mina ou jejes e a religião dos voduns por eles praticada, é conhecida até hoje, sobretudo no Maranhão e na Amazônia, como Tambor de Mina. Até 13 de junho.
Serviço:

Dia 29 de Maio

16 horas - Encontro com o Fotógrafo Márcio Vasconcelos e com o antropólogo Hippolyte Brice Sogbossi sobre "Zeladores de Voduns e outras Entidades do Benin ao Maranhão"

Local: Auditório Ruth de Souza – Museu Afro Brasil
Capacidade: 150 pessoas

Entrada: Grátis

Classificação: 12 anos

Inscrições Abertas até 29/05: (11) 5579-0593 ou agendamento@museuafrobrasil.com.br


Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Parque Ibirapuera

Funcionamento: terça a domingo, das 10 às 17 horas

Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)

Informações: (11) 5579-0593



Informações à Imprensa

Claudia Alexandre – (11) 5579-0593 // 9172-4662 // 7881-2688
Central de Comunicação – (11) 3782-9304

Atendimento: Camila Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim