quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novo Eldorado da Soja


As regiões Nordeste e Campos de Cima da Serra apresentam as últimas fronteiras agrícolas em expansão. Graças ao asfaltamento da RS456 (Muitos Capões/Esmeralda/Pinhal da Serra), da BR470 (Lagoa Vermelha/Barracão) e da RS461 (Capão Bonito/Lagoa Vermelha) a região ampliará a produção de grãos, destinada a geração de energia (biodiesel) e ao alimento humano/animal. A declaração é do deputado Francisco Appio , ao término da reunião-palestra do Diretor-Presidente da BRASOJA (um dos maiores escritórios de agrobusines do país), Antônio Sartori, ontem (18/5) pela manhã, na presidência da Assembleia Legislativa. Sartori apresentou a fotografia mais atualizada e otimista da situação mundial da produção de alimentos e demandas. Advertiu: “virou a página da agricultura, agora estamos em franca expansão com resultados positivos, porque o mundo precisa de mais grãos para alimento humano/animal e para a geração de energia renovável do biocombustível”.







O consultor, conhecedor da região Nordeste e dos Campos de Cima da Serra, citou várias vezes as cidades de Vacaria/Lagoa Vermelha/Esmeralda como o novo Eldorado do soja, pela possibilidade de expansão da área de produção e pela alta produtividade. Para Sartori, os números divulgados pela CONAB são irreais. A colheita do Rio Grande do Sul, que está sendo encerrada, será bem maior do que a prevista para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, “se houverem políticas adequadas e incentivos do governo para a produção de grãos, a expansão da agricultura far-se-á naturalmente”. Um dos sintomas deste crescimento, opinou o deputado Francisco Appio (presente à reunião como líder partidário do Partido Progressista) é a elevação dos preços das terras na região. “Há 20 anos, comprava-se um hectare por menos de R$ 1 mil, hoje, ninguém compra por menos de 20 ou 30 mil reais. As terras destinadas a lavouras estão sendo arrendadas ou compradas por investidores de outros municípios na área de produção de grãos. Novos investimentos foram feitos em silos e, principalmente, em secadores”. Appio relatou a operação de um grande terminal rodoferroviário em Vacaria, uma nova unidade que está sendo instalada em Lagoa Vermelha e outras na região com capacidade de absorver as safras que serão produzidas no futuro.



A RS456 está sendo reiniciada pela empresa Castellar, do Paraná. As máquinas foram mobilizadas para o local.



Enquanto isso, na BR470 as Construtoras Ergo e Brasil estão com suas máquinas em franca atividade nos trechos Pontão/Barracão e Pontão/Lagoa Vermelha, respectivamente.



As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio



139 DIAS para as eleições de 3 de outubro. A lei restringe a campanha (após convenções de junho). A Copa do Mundo também prejudicará.

CÂMARA de Vereadores de Vacaria comprou o andar de cima do Banco do Brasil. E faz proposta pelo térreo. BB pode mudar para a Moreira Paz.

TIRO DE LAÇO tem várias versões (Vacaria, Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Antônio Prado, Bom Jesus, Caxias, Flores da Cunha). No site.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim