quarta-feira, 26 de maio de 2010

Palestras da Brigada Militar

Conhecimento sobre os efeitos das drogas no corpo atrai jovens para palestras da Brigada Militar
22/05/2010 10:49


O estudante Cezar Garcia, 18 anos, lamenta o uso de drogas por jovens de sua geração. "Via nas festas pessoas felizes e conversando. De repente, começavam a beber, a fumar, ficavam loucos e brigavam", conta. Morador da Restinga Nova, o estudante explica que sempre se interessou pelo tema, sem que tivesse que usar drogas. Guris que cresceram e estudaram junto com Cezar hoje apresentam grande perda de peso e de massa corporal por causa dos entorpecentes. "Com esses conhecimentos, vou tentar ajudá-los, mas eles precisam ter consciência de que estão fazendo mal para si próprios", afirma.

A vice-diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, Andrea Gregianim, afirma que os alunos estão assimilando bem os assuntos discutidos nas palestras ministradas pelo Governo do Estado, por meio da Brigada Militar. "São enfocados temas que eles aprendem em sala de aula. O conhecimento dos seus corpos é uma novidade interessante aos estudantes", diz a professora, ao destacar que o major Alexandre Thomaz mostra os reais efeitos das drogas em cada parte do cérebro. De acordo com Andrea, os jovens estão repassando as informações para pais e vizinhos. "Os pais estão nos ligando para agradecer os conhecimentos e os alertas dados aos seus filhos", afirma.

A Brigada Militar mostra, por exemplo, que o primeiro contato com o crack já torna uma pessoa dependente e doente. Já a cocaína vicia na sexta vez em que for usada. Na palestra, também é mostrado o efeito das principais drogas no corpo humano. O enfoque principal foi o crack, mas a maconha, o êxtase, o LSD e a merla também são abordados. "Nosso objetivo é trazer a realidade sobre as drogas para esses jovens", conclui o major Alexandre Thomaz. A iniciativa integra o projeto Polícia Cidadã, que busca aproximar a comunidade da Brigada Militar.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim